Prefeitura lança Musical de 150 anos de Amarante exaltando a cultura e a história da cidade

Amarante

A Prefeitura de Amarante realizou no final da tarde desta quinta-feira (28), através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o lançamento do Musical de 150 anos de Amarante, comemorados em agosto deste ano.

O projeto, patrocinado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec) e pelo Armazém Paraíba, exalta o potencial cultural e a história do município.

No geral, o musical contém dez músicas, dentre elas o Cavalo Piancó, algumas que são da cultura popular e outras inéditas, todas com a participação dos músicos Karranca, Lázaro Rogério e Jonas Leite.

A ação, que apoia o projeto de incentivo à cultura, foi inspirada na peça Amarante Nossa de Cada Dia, enfatizando aspectos históricos e culturais do município. “O que é muito importante são as referências femininas. Estamos homenageando a Sibita, a Nêga Ana e a Idelzuita, que são baluartes da resistência da nossa cultura”, afirmou o coordenador de dança de cultura popular, Valdemar Santos.

Ele considera ainda que o lançamento acontece num momento muito bom em se tratando de ações municipais. “Amarante está um verdadeiro canteiro de obras, e isso reflete muito bem no nosso trabalho. Para mim é uma grande satisfação poder fazer esse musical”, finalizou.

O secretário de Cultura e Turismo de Amarante, Ronaldo Brandão, considera que são muitos os motivos para comemorar, tendo em vista as transformações que a cultura e o turismo têm recebido na atual gestão.

“Notadamente temos mais de 150 motivos para comemorar o lançamento do musical. Agradecemos ao prefeito e à primeira-dama que têm sido sensíveis e visto o quanto a cultura e o turismo são importantes para o nosso município. Esse musical é uma mostra do coreógrafo Valdemar, que hoje dá um suporte enorme essencial para a Secretaria de Cultura”, disse.

O prefeito Diego Teixeira falou sobre a importância do lançamento do musical que, segundo ele, reflete as ações desenvolvidas no município, contemplando a cultura e o turismo.

“O lançamento do musical, sem dúvida, fortalece as ações que já realizamos, além de potencializar o legado deixado pelas nossas tradições. Uma gestão somente é possível se construir com um olhar atento às necessidades do nosso povo, abrangendo essencialmente a cultura em razão das nossas origens, como também o turismo por conta dessa rica diversidade que temos no município”, disse o gestor.

O musical aborda ainda questões raciais, basicamente contando a história da formação do povos indígenas, portugueses e do negro.

Outras apresentações do musical serão realizadas no dia 31 de outubro no Teatro 04 de Setembro – em Teresina, e em novembro nos dias 03 no Ceti Polivalente, 05 no Mimbó e 09 no colégio Pitágoras II.

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol Comercial Sousa Neto clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa