saliamar amarante Da Costa Silva

Amarante: prefeitura abre o 1º Saliamar homenageando Da Costa e Silva

Amarante

A Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta quinta-feira (22) a abertura do 1º Salão do Livro de Amarante (Saliamar), evento que conta com a participação de escolas das redes pública e particular de ensino do município..

Para coordenadora pedagógica Arlenilsa Duarte, da organização, “o Saliamar surgiu da necessidade de resgate da poesia, cultura e da valorização dos poetas amarantinos”. Ela diz que a data do evento foi baseada no aniversário do poeta. “Como o principal (poeta) é Da Costa e Silva, nós pensamos em homenageá-lo, iniciando o evento hoje e culminando amanhã, dia 23, quando se comemora o aniversário dele”, completou.

O evento, que homenageia na sua primeira edição o poeta Da Costa e Silva, teve um momento às considerações de convidados, contação de histórias, apresentações culturais e um Fórum com o tema ‘Da Costa e Silva: a poesia na construção histórica e literária do social’, sob a condução da professora Isabel Carvalho.

“É um prazer saber que a Secretaria Municipal de Educação se empenhou junto às escolas e ao seu corpo discente, docente e administrativo a desenvolver um projeto dessa magnitude. Por ser o nosso 1º Saliamar, evidentemente, teria de homenagear o nosso poeta maior, Da Costa e Silva. Para outras edições futuras, nós temos no anonimato compositores, escritores, letristas que precisam ser divulgados em oportunidades como esta’, disse a professora.

O secretário de Educação Ironilson Lima considera que  homenagem ao poeta é uma forma de valorizar a literatura local. “A grandeza do evento é possível porque contamos com uma equipe maravilhosa   e gabaritada para uma realização desse porte. O Saliamar é a reta final do projeto Alfaletrar, que foi desenvolvido nas escolas do município ao longo do ano. Isso me deixa orgulhoso enquanto secretário e membro de uma equipe que pensa no coletivo. Quanto à homenagem ao poeta Da Costa e Silva considero uma verdadeira demonstração da valorização, reconhecimento e importância dada a ele para a Literatura e de Amarante”.

A secretária de Assistência Social, Ana Tércia, representou o prefeito Diego Teixeira na abertura do 1º Saliamar. Ela considerou que “esse é um dos projetos mais grandiosos que Amarante já teve nos dois últimos anos”, pois, segundo ela, “não é fácil despertar o sentimento de cultura na criança e no adolescente”.

“Esse projeto, de maneira lúdica, fez o começo desse resgate. O resultado dele, a gente só vai perceber daqui para a frente com o enraizamento da nossa cultura. É importante que a criança carregue em sua vida o nosso passado, até porque Amarante é um berço cultural”, finalizou.

Fotos: Denison Duarte e Gisele Duarte

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Dr. Josias Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa