>>Curta a fanpage do Somos Notícia no Facebook clicando aqui
A meta do Estado é vacinar 90 mil meninas entre 11 e 13 anos de idade. Escolas e postos de saúde serão os principais pontos de aplicação
Segundo a coordenadora de Imunização da Sesapi, Doralice Lopes, cada município será responsável pela estratégia de aplicação da vacina. “Nossa parte é oferecer as instruções de uso, armazenamento, e reações adversas. A sugestão é que a aplicação seja feita em escolas públicas e particulares por ser mais fácil a localização e abrangência, das meninas, mas isso não é regra, alguns municípios também oferecerão a vacina em Unidades Básicas de Saúde”, explica a coordenadora.
As vacinas irão prevenir as garotas contra os HPVs tipos 6-11-16-18 da MSD, em um programa que será dividido em três etapas, a primeira acontece entre os dias 10 de março a 10 de abril, a segunda em campanha marcada para setembro e a terceira acontecerá cinco anos após a data da primeira dose.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacina contra o HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países, por meio de programas nacionais de imunização.
Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe este post