A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) trabalha enquanto muitos dormem. A instituição está sempre alerta em todos os turnos e está nos municípios cearenses para cuidar e proteger a população. Atualmente, a PCCE conta com 4.557 homens e mulheres aguerridos. Há 216 anos a instituição se renova, se adapta, se moderniza para buscar justiça, com o propósito de elucidar casos. A experiência da Polícia Civil rompe fronteiras.
Com um trabalho ininterrupto em combater às ações criminosas, hoje, dia 21 de abril, a Polícia Judiciária do Ceará completa 216 anos. Instituição essa que nesses anos já realizou milhares de feitos que marcaram a história de muitos cearenses que confiaram e acreditaram no trabalho realizado todos esses anos. Uma instituição antiga, mas que se renova a cada dia. Em todo esse período, foram milhões de diligências percorridas nos quase 148.894,442 quilômetros quadrados do território cearense. Aliados da instituição, inspetores, escrivães e delegados realizam, a cada dia, um trabalho primordial. Eles exercem com louvor uma escolha que se tornou uma missão: promover justiça, proteger a sociedade e cuidar das pessoas.
No decorrer desse mais de dois centenários de existência, a Polícia Civil sempre buscou estar à frente do que há de mais moderno. Em 2022, 490 novos policiais civis foram convocados e iniciaram seus trabalhos nas unidades policiais do interior do Ceará. Agora, com uma instituição de cara nova, o novo marco para a instituição aconteceu ao final do ano de 2022, com o uniforme padronizado. Com um investimento de pouco mais de R$ 3,8 milhões, foram entregues nove mil camisas, 4.500 calças táticas, 4.500 botas táticas, além de 4.410 distintivos. O fardamento foi distribuído para todos os servidores lotados na Capital, na Região Metropolitana e no Interior do Estado.
Instituição de mãos dadas com o futuro
A modernização é algo que vem marcando a trajetória da PCCE. Sempre na vanguarda da alta qualidade do serviço prestado aos cearenses. Em agosto de 2023, os policiais civis foram contemplados com o que há de mais moderno em armamento. Foram entregues 150 submetralhadoras automáticas MPX calibre 9×19, da marca alemã SIG Sauer. Um total de R$ 1.635.165,00 investido com recursos do tesouro estadual, por meio de licitação internacional. A submetralhadora MPX já é utilizada pelo exército americano, corpo de fuzileiros navais de Taiwan, policiamento ostensivo da Suíça, força-tarefa de Singapura, Polícia Federal da Argentina, sendo utilizada, ainda, por outros países por conta da segurança e do aparato tecnológico da arma.
Este ano, a PCCE iniciou a realização de testes em veículos 100% elétricos, com a utilização de um modelo de carro de polícia elétrico. O equipamento, mesmo em fase piloto, passa por adaptações apontadas pelos policiais civis para melhor aproveitamento do veículo pela instituição. O veículo foi caracterizado e atua em ações durante a fase de testes.
O post PCCE: 216 anos promovendo justiça, protegendo a sociedade e cuidando das pessoas apareceu primeiro em Polícia Civil.
Fonte: Polícia Civil do Ceará
Compartilhe este post