Depois de mais de 40 anos tocando pife como autodidata, o Seu Antonio José tem uma habilidade pouco comum aos 60 anos de idade: ele mesmo fabrica o seu instrumento musical. A atividade de artesão é a que ele desenvolve com mais prazer, embora seja mais conhecido pela proeza de tocar o instrumento.
“Eu me apaixonei pelo pife até que consegui aprender a tocar”, disse ele. Seu Zé do Pife, como é também conhecido, diz que só precisou de “umas dicas” do amigo José Lima. A sua paixão, o levou a estudar o instrumento e, em pouco tempo, fabricá-lo, o que representa uma habilidade rara no entorno de Amarante.
Seu Zé do Pife já fabricou mais de 200 pifes para doações e até mesmo para venda. “Eu descobri tudo sozinho. Já fiz uns 200 pifes. Já doei e também vendi.”
“Eu comecei a analisar a dimensão certa dos furos do instrumento, a distância entre eles e o tamanho do instrumento. Tudo isso me fez gostar mais de fabricar o instrumento do que de tocar”, disse ele ao afirmar que leva tão somente 20 minutos para fabricar um pife.
As ferramentas de fabricação são poucas, e limitadas a tão somente uma peça de taboca, um ferro pontiagudo esquentado no fogo e muita habilidade.
Por considerar-se mais artesão do que músico, o amarantino nunca buscou atuar em bandas, mas já tem participações em eventos abertos ao público, a exemplo do II Circuito Cultura Viva, realizado em Amarante em novembro de 2017, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O artesão tem também participações em programas de rádio como Cancioneiro Popular – Cultura, e Sertão, repente e viola – com o Zé Carlos, Cidade Azul.
O Secretário Ronaldo Brandão garante a participação de Zé do Pife nos próximos eventos culturais da cidade, dentre eles, o Festival de Quadrilhas e a Semana Cultural. Outra novidade é que Zé do Pife será incluído em um projeto que vai ser desenvolvido em Amarante em parceria com o Sebrae.
“A gente fica satisfeito quando os artistas nos procuram e quando a gente descobre esses talentos. O seu zé vai se apresentar no festival de quadrilhas e na Semana Cultural. Lembrei-me da minha infância. Eu gostava desse instrumento. O Sebrae trabalha para desenvolver uma marca para o município. O presidente do órgão brevemente vem a Amarante e vamos incluir o seu Zé do Pife no projeto que vamos desenvolver nessa parceria com o Sebrae. Sem dúvida, queremos oportunizar e capacitar melhor”, disse o secretário.
Fotos e vídeo: Denison Duarte
Zé do Pife com o secretário de Cultura, Ronaldo Brandão