Condutores que trafegavam pela BR-316, nas proximidades de Marcolândia, ficaram assustados com uma chuva com ventos fortes e pedras de granizos que caíram na última segunda-feira (07).
Populares registraram o momento da chuva e da queda de granizos na região. Uma mulher que gravou um vídeo conta que ficou em alerta, antes de chegar ao município de Marcolândia, quando avistou uma grande nuvem se aproximando.
O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa, explicou que essas nuvens, geralmente, descarregam chuvas localizadas com intensidade, com descargas elétricas e rajadas de ventos, em algumas situações com granizos.
Ele destacou ainda que a chuva de granizos é resultado de um VCAN (Vórtice Ciclônicos em Altos Níveis) e que só ele traz granizos para o Piauí.
“É um horário bem propício para atuação do Vcan. A gente tem um nuvem cumulonimbus – uma nuvem isolada – que teve um crescimento rápido por causa da interferência do Vcan, e daí a chuva de granizo, porque sendo uma nuvem que cresce rapidamente ela congela seu topo e esse congelamento do topo, faz com que a chuva seja de pedras de gelo”, esclarece o climatologista.
Com informações do Cidades Na Net
Compartilhe este post