As fortes chuvas no Sul do Piauí levaram a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) a aumentar a vazão da barragem de Boa Esperança, localizada no município de Guadalupe. A decisão, anunciada nesta quinta-feira (16), tem caráter preventivo e visa minimizar os riscos de inundações na região.
A capacidade
A barragem de Boa Esperança opera atualmente com uma afluência (entrada de água) de 1.070 m³/s, quase o dobro da defluência (saída de água), que está em 547 m³/s. Com isso, o reservatório atingiu 58% de sua capacidade. Diante da previsão de intensificação das fortes chuvas no Sul do Piauí, na bacia do Rio Parnaíba, a Chesf optou por aumentar gradualmente a vazão.
A partir desta sexta-feira (17), a vazão será elevada para 800 m³/s, chegando a 1.000 m³/s no sábado (18). A Chesf monitorará a situação e fará novas avaliações para ajustar a vazão conforme necessário. A empresa ressalta a importância de evitar a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, como medida de segurança.
Inundações
De acordo com Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec-PI), o aumento da vazão da barragem não representa risco imediato de inundações para a população ribeirinha. “Tem impacto zero para a população. Este processo de abertura das comportas é protocolar, porque a barragem recebeu muita água das fortes chuvas no Sul do Piauí, oriundas do estado do Maranhão. É um processo de segurança para as comunidades que estão acima da barragem”, explicou.
A abertura das comportas de Boa Esperança também deve auxiliar no controle do nível do Rio Parnaíba em Uruçuí, onde a elevação recente das águas causou alagamentos em casas e estabelecimentos comerciais localizados às margens do rio. A Chesf continua monitorando a situação e tomará as medidas necessárias para garantir a segurança da população e a integridade da barragem.
Compartilhe este post