Press "Enter" to skip to content

Com Zé Gotinha, Saúde Indígena realiza 1ª grande vacinação contra Influenza no Piauí

Para intensificar a cobertura vacinal nos territórios indígenas do Piauí, o Ministério da Saúde realizou uma grande ação de imunização nesta sexta-feira (23). O evento, que aconteceu na aldeia Nazaré, do povo Tabajara, na cidade de Lagoa de São Francisco, norte do estado, contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, além de lideranças dos povos originários e do deputado federal Dr. Francisco (PT).

Anunciantes Somos Noticia

A atividade festiva, que teve a participação do boneco Zé Gotinha, marca o início do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI) no estado. O objetivo é aplicar o imunizante contra a Influenza e realizar a atualização completa do calendário vacinal da população indígena.

“Momento de muita importância”, celebra liderança indígena

A comunidade local recebeu a ação com alegria, vendo-a como um reforço fundamental na saúde preventiva. O Pajé Vitor Tabajara Ypy, de Canto da Várzea, município de Piripiri, ressaltou o significado do evento.

“Como defensor da natureza, da saúde indígena, da nossa cultura de cura, digo que este momento do lançamento da vacina aqui na aldeia, para nós povos indígenas, é de muita importância”, afirmou o pajé.

A ação no Piauí faz parte de um esforço nacional, com a expectativa de vacinar mais de 70 mil indígenas em todo o Brasil até o final de maio. Weibe Tapeba, secretário de Saúde Indígena do governo federal, destacou o pioneirismo da iniciativa no estado. “A primeira edição de vacinação dos povos indígenas no Piauí celebra ações de assistência, engajando comunidades, escolas, lideranças, controle social e a participação dos municípios e governo estadual neste acordo de cooperação pela saúde indígena do Piauí”, disse Tapeba.

Deputado Dr. Francisco defende criação de Distrito Sanitário (DSEI) para o estado

Presente no evento, o deputado federal Dr. Francisco, que tem um longo histórico de atuação na área da saúde, participou ativamente da ação. O parlamentar reforçou seu compromisso com a estruturação da saúde para os povos originários do estado e destacou a importância da criação de um Distrito Sanitário Indígena (DSEI) no Piauí, uma pauta que ele tem defendido.

“Acompanho o processo de estruturação e fortalecimento da saúde indígena no Piauí. Temos quatro polos com atenção especial do Ministério da Saúde para que possamos garantir aos povos originários mais atenção à saúde”, destacou o deputado.

O DSEI é um modelo de gestão do SUS focado nas necessidades das comunidades, que leva em conta a cultura e busca integrar os saberes de saúde tradicionais, garantindo representatividade indígena nas equipes multiprofissionais.

A saúde indígena no Piauí em números

De acordo com dados do Ministério da Saúde, baseados em informações do IBGE, mais de 7 mil indígenas vivem atualmente no Piauí. Trata-se de uma população com necessidades de saúde bem específicas e que precisa ser ouvida e respeitada pela rede pública para garantir um atendimento eficaz e humanizado.

Vacinação Indígena no Piauí

Compartilhe este post
0Shares