A Turquia mudará sua embaixada de Cartum para Port Sudan após tiroteio no carro do embaixador, diz o ministro das Relações Exteriores.
A Turquia transferirá sua embaixada em Cartum para Port Sudan depois que o carro do embaixador turco foi atingido por tiros, disse o ministro das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu.
“Com recomendação do governo de transição e do exército do Sudão, decidimos mudar nossa embaixada temporariamente para Port Sudan por razões de segurança”, disse Cavusoglu a repórteres na cidade de Antalya, no sul do país, no sábado.
Nenhuma vítima foi relatada e a origem do tiroteio que atingiu o veículo de Ismail Cobanoglu não está clara, disseram fontes diplomáticas turcas citadas pela Anadolu Agancy. As fontes falaram sob condição de anonimato, pois não estavam autorizadas a falar com a mídia.
Os lados em guerra culparam cada um pelo ataque ao carro do embaixador.
Os combates entre dois generais rivais – o chefe do exército Abdel Fattah al-Burhan e o comandante das Forças de Apoio Rápido (RSF) Mohammed Hamdan “Hemedti” Dagalo – eclodiram em 15 de abril. Centenas de pessoas foram mortas e milhares de outras ficaram feridas no conflito.
Um desentendimento foi fomentado nos últimos meses entre os dois lados sobre a integração do RSF nas forças armadas – uma condição fundamental do acordo de transição do Sudão com grupos políticos.
O Sudão está sem um governo em funcionamento desde o final de 2021, quando os militares demitiram o governo de transição do primeiro-ministro Abdalla Hamdok e declararam estado de emergência em um movimento considerado pelas forças políticas como um “golpe”.
O período de transição, que começou em agosto de 2019 após a destituição do antigo presidente Omar al-Bashir, estava programado para terminar com eleições no início de 2024.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post