Press "Enter" to skip to content

Projeto de roteirização turística de Amarante entra na terceira e última fase

Last updated on 27 de maio de 2025

Nesta quarta-feira (21), Amarante deu um passo crucial em seu desenvolvimento turístico com a apresentação das ações da terceira e última fase do Projeto de Roteirização Turística, intitulado “Entre Rios, Poesias e Tradições”. Profissionais do trade turístico foram especialmente convidados para um encontro na Câmara dos Vereadores, às 9h30, onde os consultores Selma Fernandes e Giulliano Santos detalharam as estratégias finais para impulsionar o turismo em Amarante.

Anunciantes Somos Noticia

Esta etapa final, segundo os consultores, visa não apenas dar continuidade a um projeto, mas também finalizar e aprimorar a oferta turística da cidade. As ações planejadas são abrangentes, incluindo desde campanhas educativas e informativas sobre o meio ambiente, em parceria com diversas secretarias municipais como a de Cultura e Educação, Administração, Meio Ambiente e Saúde, até a requalificação de empresários de restaurantes, meios de hospedagem e atrativos turísticos. Um foco importante será em treinamentos teóricos e práticos, conduzidos por Giuliano Santos, direcionados aos formandos turísticos e aos empresários e seus colaboradores, com o objetivo de assegurar um atendimento ágil e de qualidade ao visitante.

O projeto de turismo em Amarante, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, o Sebrae/Piauí e o Ministério do Turismo, segundo Selma Fernandes, busca posicionar a cidade como um destino consolidado. “Esta fase complementa um trabalho iniciado anteriormente, que envolveu um diagnóstico econômico e turístico detalhado e o cadastramento de 34 empresas que integrarão os roteiros. Agora, a intenção é promover e divulgar intensamente o destino, trazendo agências de viagem e turismo de Teresina, o sindicato de guias, jornalistas e blogueiras para conhecer e disseminar as potencialidades turísticas de Amarante“, disse a consultora.

As atividades se estenderão até julho. Entre os planos estão o levantamento e execução de melhorias na infraestrutura turística, como placas indicativas e turísticas conforme os padrões do Ministério do Turismo, além da pintura de meios-fios e casarões históricos.

Ainda dentro desse prazo, os consultores também pretendem auxiliar na reforma e busca por investidores para o Mirante, além de colaborar com o evento “Viva Mar”, buscando inová-lo para atrair um fluxo maior de turistas. A apresentação de hoje marca o início de um período intenso de trabalho para que Amarante possa, de fato, “despontar realmente como uma cidade turística”.

Leia também:

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
42Shares