A rara formação de um tornado na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, localizada no Sul do Piauí, foi registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais. As imagens foram capturadas e publicadas pelo piloto Fernando Rocha. Inicialmente, o piloto que flagrou o evento afirmou que se tratava de uma nuvem funil que não havia chegado a tocar o solo.
No entanto, a Defesa Civil do Piauí confirmou que, pelas imagens, houve contato com o solo, classificando o evento como um tornado. Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação do órgão, explicou que estava “nítido que ele tocou o solo, então ele não é nuvem funil”.
O especialista classificou o fenômeno raro como um tornado do tipo landspout. Segundo o diretor, embora seja um evento incomum no estado do Piauí, ele é confirmado como um tornado, mesmo não sendo mesociclônico. O landspout é diferente dos tornados mais severos, ocorrendo quando a rotação próxima ao solo é conectada à base da nuvem por uma corrente ascendente.
A Defesa Civil destacou que já houve registro de ocorrência semelhante no Cerrado piauiense. Um caso com a mesma característica de landspout parece ter sido registrado em 2018, próximo de Baixa Grande do Ribeiro.
Apesar do forte impacto visual da formação, não há registro oficial de danos ou feridos associados a este tornado até o momento. Em caso de eventos semelhantes, a Defesa Civil orienta a população a buscar abrigo seguro.
Com informações do g1
Compartilhe este post


Be First to Comment