O presidente da Nigéria nomeou novos comandantes das forças de defesa, exército, marinha e força aérea, de acordo com um comunicado.
O presidente da Nigéria, Bola Tinubu, fez mudanças radicais nas forças de defesa, expulsando os chefes de segurança e o chefe da polícia menos de um mês após assumir o cargo.
Tinubu, que tomou posse no dia 29 de maio, nomeou novos comandantes das forças de defesa, exército, marinha e força aérea com efeito imediato, disse segunda-feira o secretário do governo da federação em comunicado.
Willie Bassey, porta-voz do secretário do governo nigeriano, foi citado pela mídia nacional confirmando “a aposentadoria imediata de todos os Chefes de Serviço e do Inspetor-Geral da Polícia, Conselheiros, Controlador-Geral da Alfândega do Serviço, bem como suas substituições por efeito imediato”.
“Deve-se notar que os Chefes de Serviço nomeados, o Inspetor-Geral da Polícia e o Controlador Geral das Alfândegas devem atuar em seus cargos, aguardando sua confirmação de acordo com a Constituição da República Federal da Nigéria”, de acordo com Bassey. declaração publicada no jornal nigeriano The Guardian na segunda-feira.
Um dos novos chefes de serviço nomeados pelo presidente Bola Tinubu é o contra-almirante Emmanuel Ikechukwu Ogalla. Ele é do estado de Enugu. #Tinubu #EmmanuelOgalla #Nigéria https://t.co/URdkJTtXfq
— The Guardian Nigéria (@GuardianNigeria) 19 de junho de 2023
O presidente nigeriano fez da segurança uma de suas principais prioridades e prometeu reformas no setor, incluindo o recrutamento de mais soldados e policiais, pagando e equipando-os melhor.
Em seu primeiro dia de mandato, Tinubu disse: “Vamos investir mais em nosso pessoal de segurança, e isso significa mais do que um aumento de número. Forneceremos melhor treinamento, equipamento, pagamento e poder de fogo.”
Não é incomum que um novo presidente nigeriano envie chefes de segurança para a aposentadoria precoce ao assumir o cargo, como Tinubu fez na segunda-feira.
As forças armadas da Nigéria estão sobrecarregadas, com combates de longa data contra grupos rebeldes, bem como banditismo e sequestros para resgate que espalharam a insegurança para a maior parte do país.
O major-general Christopher Musa, que até o ano passado liderava a luta do exército contra os levantes armados, assume como novo chefe do Estado-Maior de Defesa de Lucky Irabor.
Tinubu também nomeou novos comandantes para o exército, marinha e força aérea, bem como um novo chefe do Serviço de Alfândega da Nigéria com efeito imediato.
Analistas disseram que as ameaças à segurança enfrentadas pelo país mais populoso e maior economia da África se devem principalmente aos recursos limitados, que deixam as forças de segurança nigerianas muitas vezes desarmadas e em menor número em pontos violentos.
Tinubu também dissolveu os conselhos administrativos de todas as agências governamentais, com novos conselhos a serem formados e aprovados pelo legislativo nas próximas semanas.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post
