O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Piauí, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, promovem, na próxima segunda-feira (20.05), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)os eventos do G20 Social em Teresina (PI), uma proposta do presidente Lula para garantir que a sociedade civil seja ouvida no processo de construção das políticas públicas.
O objetivo do G20 Social é ampliar a participação de atores não-governamentais nas atividades e nos processos decisórios do G20, que durante a presidência brasileira tem por lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. A programação do G20 Social antecede a 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito do G20, que também ocorre na capital piauiense, entre 22 e 24 de maio.
No dia 20, a partir das 8h30 da manhã, o titular do MDS, ministro Wellington Dias, abre a reunião da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), que abordará propostas que devem ser levadas ao G20. Também participa do evento a secretária Extraordinária de Combate à Fome e à Pobreza do Ministério, Valéria Burity, além de outras autoridades.
Durante o encontro, aberto ao público e à imprensa, os ministérios que integram a Caisan darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra à Fome e à Pobreza. A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
Às 10h, o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza” traz a apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret. O evento também é aberto ao público e à imprensa. O estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)” visa analisar o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí ao longo dos últimos 25 anos. Também destaca políticas públicas e estratégias adotadas para enfrentar a fome e a pobreza.
Fazem parte do debate o ministro Wellington Dias; o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim; a presidenta do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), Luciana Servo; e o diretor do FGV Social, Marcelo Neri.
À tarde, o titular do MDS e o governador do Piauí participam da reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil”.
As vagas para participar presencialmente já estão esgotadas. Quem não conseguiu se inscrever, poderá acompanhar os eventos ao vivo, por meio do YouTube do Governo do Piauí e do MDS. Veja link:
https://youtube.com/live/WaF8yIjZa4g?feature=share
Serviço:
Eventos G20 Social
Dia 20 de maio
Reunião Aberta da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan)
Horário: 8h30 às 10h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
Seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”
Horário: 10h às 12h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade civil
Horário: A partir das 14h
Local: Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI)
Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe este post