O secretário do Tribunal de Contas da União no Piauí, auditor Luís Emílio Xavier dos Passos, foi recebido em audiência na manhã de hoje (07) pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, conselheiro Kennedy Barros, para transmitir a intenção do novo presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, de continuar e reafirmar as parcerias com o TCE-PI para a preparação de gestores e formação de controladores sociais.
Segundo ele, assim como Kennedy Barros, o ministro Vital do Rêgo entende que a melhor política para a democracia são as medidas preventivas para evitar danos posteriores e isso se dará através de oficinas e cursos para os gestores em todos os níveis. O TCU pretende oferecer conteúdos on-line a esse público e para isso conta com os tribunais estaduais de todo o País na disseminação desses conhecimentos.
Kennedy Barros disse que o TCE-PI vem oferecendo oficinas e jornadas do conhecimento em todas as regiões do Estado em um trabalho preventivo de preparação para evitar que as ações não sejam apenas punitivas, ou seja, depois do dano ao erário ter sido consumado. Com a prevenção, a Corte de Contas evita que o dinheiro público seja desviado ou gasto de forma equivocada, sem gerar ações, serviços e as obras que a sociedade reclama.
Fonte: Tribunal de Contas do Piauí
Compartilhe este post