As duas fragatas foram descobertas na costa leste de Taiwan, embora nenhum detalhe tenha sido dado sobre sua distância da ilha.
Taiwan disse que avistou dois navios de guerra russos em sua costa leste na terça-feira e enviou suas próprias aeronaves e navios para monitorar os movimentos dos navios.
O Ministério da Defesa Nacional disse em um comunicado na noite de terça-feira que as fragatas russas foram vistas “navegando de sul a norte nas águas de nossa costa leste” a partir das 23h, horário local (15h GMT).
Acrescentou que eles “partiram de nossa zona de resposta” na direção sudeste da cidade portuária de Suao, que abriga uma importante base naval de Taiwan. Não disse a que distância os navios de guerra estavam da costa da ilha.
A autogovernada Taiwan relata uma presença quase diária de embarcações e aeronaves chinesas operando ao redor da ilha. Pequim reivindica o território como seu e não descarta o uso da força para atingir seus objetivos.
A presença de navios de guerra russos é mais incomum, no entanto.
A agência de notícias russa Interfax informou na terça-feira que um destacamento de navios da Frota Russa do Pacífico entrou nas partes do sul do Mar das Filipinas depois de “cruzar o Mar da China Meridional”.
Os navios de guerra estavam realizando tarefas como parte de uma travessia marítima de longo alcance, que incluía “uma batalha naval simulada para repelir um ataque de míssil de um inimigo simulado do mar”, disse a Interfax.
Taiwan juntou-se aos Estados Unidos, bem como aos vizinhos Japão e Coreia do Sul, ao decretar amplas sanções contra a Rússia após a invasão em grande escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.
Com informações do site Al Jazeera
Compartilhe este post