O Sindicato dos Trabalhadores Rurais(STR), de Amarante, realizou uma assembleia em caráter extraordinário na manhã desta sexta-feira (29) para entrega de comprovantes de quitação de operações firmadas entre os trabalhadores e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB) como também explanação de informações bore a implantação do INSS digital.
A gerente do Banco do Nordeste – agência de Água Branca, Joseane Morais Sipaúba, falou do êxito da parceria com o STR de Amarante e também sobre os descontos aos agricultores que foram beneficiados por meio da lei 13.340/16. Ela disse ainda que “o BNB já investiu só em 2018 R$ 2 milhões em Amarante”, conquista que, segundo ela “só é possível por conta dessa parceria com a prefeitura o Sindicato e o Emater”.
O prefeito Diego Teixeira esteve na Assembleia e ratificou a parceria da prefeitura com a entidade em prol dos agricultores. Segundo ele, 230 operações de trabalhadores rurais foram quitadas junto ao BNB por meio de uma iniciativa da prefeitura de Amarante.
“A gente serviu de exemplo para outros municípios. Hoje somos citados como referência a outras cidades. A gente fica feliz por ter criado esse plano-piloto. Nós queremos cada vez mais incentivar nosso município”, disse o gestor ao Somos Notícia.
O INSS Digital, um dos assuntos que mais preocupam os agricultores quanto à concessão de benefícios, vai dispensar o atendimento presencial do trabalhador nas agências da Previdência Social. O assessor jurídico do STR, Marcos André, explanou sobre os desafios da nova era ao público presente.
A presidente do STR, Luíza Neta, reconhece a importância dos parceiros. “Essas parcerias são importantes para os trabalhadores rurais, pois fortalecem a nossa luta em benefício do agricultor”, disse a presidente.
Participaram também do evento o vice-prefeito de Amarante Mateus Vilarinho, assessores da administração municipal como Josineide Amorim, Professor Adriano, José Messias; o diretor do Emater Piauí, Marcos Vinícius; o vereador Rogério Macêdo; representantes da Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag) como Devaldo Nunes e Sebastião Sousa, como também o representante do Banco do Nordeste, Chagas Nunes.
Fotos: Denison Duarte