As condições de precariedade e sucateamento encontrada pelo prefeito empossado de São Pedro do Piauí, Júnior Bill(PSDB), levou o gestor a decretar situação de emergência por 90 dias.
De acordo com o Decreto nº 001, de 2 de janeiro, a justificativa está no total desaparelhamento de órgãos públicos, instalações físicas de repartições do município como escolas, hospital, posto de saúde, sede administrativa, dentre outros.
Ele, além de argumentar o “péssimo estado de conservação dos veículos e máquinas”, assegura que os órgãos estão necessitando de reparos imediatos por se encontrarem deteriorados e sem a mínima condição de uso.
O decreto cita ainda riscos de saúde em razão do acúmulo de lixo ocasionado pela paralisação dos serviços de limpeza, capina e varrição das vias públicas.
O prefeito aponta no decreto que a soma dos fatores, considerados “caóticos”, repercute diretamente na eficaz prestação dos serviços públicos e no exercício das atividades constitucionalmente reservadas ao Poder Executivo Local.