Press "Enter" to skip to content

Reviravolta no sequestro de Monsenhor Gil: mandante preso em SP devido a dívida com crime organizado

Last updated on 10 de julho de 2025

Campinas, São Paulo – A Polícia Civil do Piauí (PCPI) e a Polícia Militar de São Paulo confirmaram a prisão de Ítalo da Silva Araújo, apontado como o suposto mandante do sequestro do adolescente Jorge Gabriel Carvalho, de 14 anos.

Anunciantes Somos Noticia

A captura ocorreu nesta terça-feira (8), no bairro Jardim Shangai, em Campinas, São Paulo, 12 dias após o crime que chocou o estado do Piauí. A investigação revelou que a motivação para o sequestro seria uma dívida de R$ 200 mil que Ítalo tinha com uma facção criminosa.

Leia também:

O que se sabe sobre a prisão em Campinas

Ítalo da Silva Araújo, monitorado pela polícia paulista por outros crimes, foi detido em Campinas após a investigação da PCPI apontar sua ligação com outro indivíduo de Teresina que reside na cidade paulista e possui diversas passagens pela polícia. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), o suspeito fugiu do Piauí em um ônibus clandestino.

A dívida de Ítalo com a facção “Bonde dos 40” no Piauí, relacionada a drogas, o teria deixado “jurado de morte”, conforme explicou o delegado Anchieta Nery. Essa situação é a principal hipótese para a motivação do sequestro. Já em Campinas, Ítalo ainda tentou extorquir o pai da vítima, Almerindo Carvalho, mas sem sucesso. A Polícia Civil do Piauí informou que pessoas que ajudaram a esconder o suspeito, incluindo familiares no Piauí e em São Paulo, responderão por favorecimento pessoal. O recambiamento de Ítalo para o Piauí deve ocorrer nos próximos dias, após depoimento por videochamada.

O sequestro do adolescente no Piauí

Jorge Gabriel Carvalho desapareceu na noite de 26 de junho, em Monsenhor Gil, Piauí, após ser abordado por homens em um carro e forçado a entrar no veículo. O garoto foi encontrado em um cativeiro no município de Nazária, Piauí, na tarde do dia seguinte, 27 de junho. Os sequestradores chegaram a exigir R$ 250 mil pelo resgate do adolescente, mas o pai da vítima não cedeu à chantagem.

No total, oito pessoas participaram do crime. Dois envolvidos morreram em confronto com a polícia, quatro foram presos em flagrante e uma adolescente foi apreendida. De acordo com o delegado Charles Pessoa, “um dos indivíduos presos é da Bahia, trazido por Ítalo para cometer crimes no estado. Os outros sete são amigos de infância, criados juntos em Monsenhor Gil”. Em um notável ato de resiliência, Jorge Gabriel competiu e conquistou a medalha de bronze na corrida com barreiras nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) no dia 28 de junho, apenas horas após seu resgate e apesar do abalo emocional.

Consequências e próximos passos da investigação

A prisão de Ítalo da Silva Araújo representa um avanço significativo na elucidação do sequestro. As autoridades continuarão trabalhando para detalhar todos os envolvimentos e garantir a punição dos responsáveis.

sequestrador preso - Ítalo da Silva Araújo em Campinas
Compartilhe este post
53Shares