A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI), Tribunal de Justiça do Piauí e Secretaria Estadual de Assistência Social (SASC), entregaram, nesta terça-feira, 19, os 20 primeiros cartões + Fácil, com passes que garantem acesso gratuito de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas ao transporte coletivo da capital. A entrega aconteceu na sede do IFPI, no Centro de Teresina.
A iniciativa faz parte do projeto “Novos Horizontes”, que visa a qualificação socioprofissional desses adolescentes. Segundo o secretário da Semcaspi, Allan Cavalcante, os cartões garantem a eles o direito de ir e vir. O direito de ter acesso à educação, a um curso, à sala de aula.
“As políticas se conversam. Aqui há a política de educação e a política de assistência social. Sentando, conversando, para os nossos usuários poderem ter acesso aos serviços públicos. Ter acesso à oportunidade. E é isso que hoje nós estamos fazendo aqui. Dando oportunidade a esses jovens, a esses adolescentes”, disse o secretário.
Ricardo Oliveira, coordenador do AEPETI/Semcaspi, afirma que o projeto “Novos Horizontes” é uma parceria que objetiva gerar oportunidades para adolescentes que estão em medidas sociais educativas, seja em meio aberto ou regime fechado, para que eles possam frequentar cursos e gerar oportunidades de mudanças de vida.
“Então, o ‘Novos Horizontes’, como o próprio nome já contempla, busca dar novos horizontes aos adolescentes, que não sejam a questão da infração e outros contextos de violência. É uma oportunidade, é um projeto inicial, o projeto piloto e, certamente, vai ampliar as oportunidades para esses adolescentes, por meio da qualificação profissional, um dos grandes pilares para mudanças de vida”, disse Ricardo Oliveira.
O reitor do Instituto Federal do Piauí, Paulo Borges, afirma que 20 alunos do IFPI foram contemplados com os cartões. “Vamos entregar para eles algo que é o mais importante, que é a cidadania. Assim que terminarmos esse curso de operador de microcomputador, vamos fazer o curso de fibra ótica e abriremos uma nova turma”.
Fonte: Prefeitura de Teresina
Compartilhe este post