O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), tem garantido a preservação e valorização dos recursos naturais do Estado, da região litorânea ao sul. Nos primeiros 100 dias de trabalho de 2023, equipes da pasta realizaram ações de fiscalização, prevenção e proteção à fauna e à flora com trabalho de campo e envolvimento da sociedade civil.
No dia 11 de fevereiro, foi realizado o I Seminário Caatinga Viva do Piauí, no centro sul do estado, com a participação de mais de 200 pessoas durante os debates sobre o tema “Preservação do meio ambiente e geração de emprego e renda no século XXI”. A iniciativa aconteceu com apoio do Instituto Anjos do Sertão, Sebrae Piauí e Sesc/Senai Piauí, e promoveu o Mutirão da Cidadania, que atendeu dezenas de pessoas com emissão de registro. O público-alvo de toda a programação foram as pessoas de baixa renda da região.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, explica que a realização do evento na região se fez necessária por ser uma das que mais precisam de políticas públicas. “A população piauiense é bastante rica no sentido cultural, rica de força de vontade e superação, mas com muitas necessidades que ainda não foram atendidas”, observou. Marcelo Tomás da Silva, 47 anos, é agricultor e, após dez anos sem registro de identidade, foi atendido no Mutirão. “Desde que minha identidade venceu não consegui tirar uma nova. Ouvi a propaganda no carro de som, vim aqui hoje e deu certo”.
Ainda em fevereiro, no dia 21, a fauna litorânea do Piauí foi o foco do trabalho da SEMARH. Na Praia do Arrombado, em Luís Correia, foram liberados 200 filhotes de tartarugas de pente, sob acompanhamento da equipe do Instituto Tartarugas do Delta (IDT) e da equipe de fiscalização e monitoramento da Secretaria, com a presença do secretário Daniel Oliveira e de vários visitantes do litoral. A região faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba, uma unidade de conservação federal, sendo um dos principais berçários de tartarugas marinhas.
SEMARH e Instituto Tartarugas do Delta garantem nascimento seguro de tartarugas marinhas no litoral do Piauí
O trabalho atende à meta nº 09 do Governo do Piauí, sob a coordenação da SEMARH, que diz respeito à implantação da Política Estadual de Proteção da Fauna Silvestre, com participação ativa da sociedade. “Nosso litoral é privilegiado por sua fauna e flora e sua preservação é uma das prioridades da SEMARH”, disse Daniel Oliveira. “Reconhecemos o belíssimo trabalho do Instituto Tartarugas do Delta, que em parceria com o Governo do Piauí e com a Secretaria, tem cuidado da fauna litorânea e garantido resultados significativos”, completou.
O trabalho conjunto entre as instituições tem contribuído significativamente com as ações de conservação na região litorânea do Piauí. Atualmente, mais de 5 mil ovos de tartaruga marinha são monitorados pelo Instituto, em parceria com a SEMARH.
Também em Luís Correia e em Parnaíba, outra ação de proteção da fauna litorânea foi executada pela pasta, por meio da operação de fiscalização do período do defeso do caranguejo-uçá. Durante esse período, os caranguejos saem de suas galerias (tocas), deslocando-se pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos. Aproximadamente 150 espécimes de caranguejo capturados ilegalmente foram reintroduzidos à natureza, em um manguezal seguro. Semelhante à ação realizada na Praia do Arrombado, com a liberação de ovos de tartarugas marinhas, a fiscalização atende à meta 09 do Governo.
SEMARH realiza fiscalização da cata do caranguejo-uçá no litoral do Estado
Neste ano, o trabalho realizado pela pasta já aconteceu em três fases: de 22 a 27 de janeiro, de 21 a 26 de fevereiro e de 22 a 27 de março. O objetivo dessa fiscalização é combater, prevenir e sanar a cata ilegal do crustáceo para garantir sua proteção principalmente durante seu período de reprodução. Para isso, os profissionais da SEMARH realizam incursões nos manguezais, de modo a obter mais êxito na coibição de infrações, por meio do uso de drones e técnicas de vigilância para monitorar a área e identificar possíveis pontos de cata clandestina. Vistorias em mercados, peixarias e restaurantes das cidades costeiras do Piauí, bem como ações de conscientização, também foram realizadas.
Renato Nogueira, auditor fiscal ambiental da SEMARH, participou do trabalho e destacou a importância da sua continuidade para garantir ao máximo a preservação do crustáceo. “A operação de fiscalização continuará sendo realizada ao longo de todo o período de defeso do caranguejo para garantir a proteção da espécie e a sustentabilidade da atividade de cata”, afirmou.
Dentre as ações de destaque do trabalho de conscientização do Governo do Piauí, por meio da SEMARH, durante os primeiros 100 dias de 2023, está a realização da Semana da Água. Esse é um projeto itinerário que contou com apoio da Águas de Teresina e aconteceu de 22 a 30 de março, tendo como público-alvo crianças e adolescentes da rede pública de ensino das cidades de Teresina, Canto do Buriti, Pio IX e Parnaíba.
SEMARH promove Semana da Água em quatro municípios piauienses
Em todo o evento, foram realizadas oficinas de plantio com os alunos, além de apresentações teatrais e musicais alusivas ao Dia da Água, palestras de conscientização e distribuição de mudas e sementes. A iniciativa atende à meta n° 6 do Governo, coordenada pela SEMARH, que diz respeito à atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Por meio do projeto Semana da Água, a pasta buscou definir o uso prioritário das águas e as principais obras de infraestrutura hídrica.
De acordo com Daniel Oliveira, a ação foi importante para promover a valorização dos recursos hídricos do Piauí, por meio de uma abordagem acessível às crianças. “Nosso objetivo foi chamar atenção à valorização do recurso essencial à vida, mas que também é finito: a água”, afirmou, declarando que a SEMARH segue atuante pela preservação e fiscalização dos recursos hídricos do nosso Estado.
Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira
A quinta ação de destaque do Governo do Piauí, por meio da SEMARH, durante os 100 primeiros dias de trabalho em 2023, foi o lançamento do projeto “Amor sem Raça Definida”, no Dia Mundial dos Animais de Rua, em 4 de abril. O Parque da Cidadania, em Teresina, foi o palco da ação de promoção e valorização dos direitos e bem-estar dos animais de rua. O deputado estadual Dr. Hélio Oliveira e a vereadora Thanandra Sarapatinhas foram os apoiadores da iniciativa.
Teresinenses participam do lançamento do projeto “Amor sem Raça Definida”
A programação promoveu feira de adoção, emissão de RG Pet, orientação veterinária, brincadeiras com pet animador e distribuição de kits para cachorros. A SEMARH lançou ainda, no mesmo dia, seu Disk Denúncia especializado para registrar maus-tratos de animais, por meio do telefone (86) 98112 9958, que também atende pelo WhatsApp.
Os animais disponíveis para adoção durante o Projeto estiveram sob responsabilidade da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa), Protetores de Patinhas e Casa Pet. Empresas e profissionais da saúde animal também apoiaram o evento com doações de alimentos e utensílios às entidades e atendimentos.
O secretário Daniel Oliveira ressaltou que o evento é simbólico e ao mesmo tempo muito grande e significativo para a causa animal, pois promove a valorização e cuidado dos animais, especialmente daqueles que encontram-se nas ruas. O projeto “Amor sem Raça Definida” também atende à meta nº 09 do Governo, coordenada pela SEMARH, pois promove a Política Estadual de Proteção de Animais Domésticos, com participação ativa da sociedade.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post