Seduc e Estônia HUB alinham produção de conteúdo para o curso de Governança Digital

Seduc e Estônia HUB alinham produção de conteúdo para o curso de Governança Digital

Piauí

O governador Rafael Fonteles tem como uma de suas pautas prioritárias a transformação digital na gestão pública. Para agilizar esse processo, o secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve reunindo, nessa quarta-feira (12), com o representante da Estônia HUB Raphael Fassoni. A empresa tem uma parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração, está formulando a matriz de um curso de Governo Eletrônico ou e-gov.

O curso será composto de dez módulos e tem como público-alvo os servidores públicos estaduais e municipais. A previsão é que a matriz seja de 40 horas aula. Segundo Raphael Fassoni, o curso terá início no fim de agosto e já possui aproximadamente 700 inscritos. “Isso mostra o interesse do Governo do Estado e dos gestores na pauta da transformação digital. A Seduc é um dos pilares para a realização desse curso, uma vez que a educação é fundamental nesse processo, sem falar nos projetos que a pasta está desenvolvendo”, comenta Raphael.

A reunião teve como finalidade tratar da participação da Secretaria da Educação, que irá contribuir na produção do material didático e do conteúdo que vai compor os módulos relacionados aos serviços educacionais da gestão pública. O e-gov consiste no uso das tecnologias da informação — além do conhecimento nos processos internos de governo — e na entrega dos produtos e serviços do Estado, tanto para os cidadãos como para a indústria, e no uso de ferramentas eletrônicas e tecnologia da informação para aproximar o governo e a população.

Baseado no modelo estoniano, com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2023, a plataforma “Gov.Pi Cidadão” vai facilitar o acesso dos piauienses aos serviços públicos prestados pelos órgãos do Governo, garantindo mais agilidade, segurança, qualidade e economia de recursos públicos.

De acordo com Washington Bandeira uma das principais frentes que será beneficiada com a plataforma é a Educação. “Esse é mais um passo importante para a Transformação Digital no Piauí. A solução tecnológica segue o modelo da Estônia, país mais digital do mundo. Na Educação, serão ofertados serviços como matrícula, dados de frequência, notas e histórico dos alunos, lotação de professores, cursos, consultas e avisos sobre regularidade do transporte escolar, dentre outros”, detalha o secretário.



Fonte: Governo do Piauí

Compartilhe este post
Comercial Sousa Neto Tania Sobreira Eletrocarro Cinara Cristina Citopatologista Dra Josilene Afonsinho Amarante Finsol clinica e laboratorio sao goncalo Cetec Amarante Educandario Menino Jesus Mercadinho Afonsinho Pax Uni~ão Amarante Pax Uni~ão Amarante Pier Restobar Pax Uni~ão Amarante Hospital de Olhos Ideal Web, em Amarante Megalink Amarante Super Carnes Interativa