O secretário de Estado de Governo, Marcelo Nolleto, seguiu nesta manhã de segunda-feira (11) para o litoral piauiense, onde acompanha os ajustes finais da solenidade histórica de inauguração da primeira etapa do Porto de Luís Correia, que será realizada na quarta-feira (13). O diretor-presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, e o presidente da Zona de Processamento à Exportação, Álvaro Nolleto, coordenam a programação oficial do evento.
Juntamente com equipes da Segov, Investe Piauí, Cerimonial, Gabinete Militar, Marinha e Kalor Produções, o secretário fez uma visita ao local do evento. Uma grande estrutura está sendo montada na área, a iniciar pelo portal de entrada feito todo em estrutura de conteineres, área de credenciamento, palcos solenes, pontos de hidratação, pátio 1, canal, bacia de manobra, piso de embarque e desembarque.
Os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias; e dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho; o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Alex Ávila; e o comandante da Capitania dos Portos do Piauí, capitão de Fragata José Eduardo, acompanharão as agendas do dia 13, que iniciam às 8h, no Porto de Luís Correia, com vistoria à obra.
Na oportunidade, a Companhia Porto Piauí receberá do Ministério de Portos e Aeroportos a Declaração do Terminal de Uso Privado (TUP) para fins de movimentação e/ou armazenagem de granel sólido, granel líquido e gasoso, carga geral e carga conteinerizada, com investimentos previstos de R$ 487,7 milhões.
PRIMEIRA ETAPA – A primeira etapa consiste na inauguração da obra de dragagem de um canal com quase 3,5 km de extensão e com profundidade de 7 metros na maré baixa. E segue em andamento a construção do cais para atracação dos barcos e navios pesqueiros e o prédio administrativo do Porto Piauí.
PROGRAMAÇÃO – A programação oficial de inauguração do Porto de Luís Correia será realizada em dois momentos. Pela manhã da quarta-feira, 13, haverá uma vistoria pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, às 8h, oportunidade em que será entregue a Declaração do Terminal de Uso Privado.
À tarde, a partir das 14h, inicia o segundo grande momento, um ato mais político e aberto ao público, com atrações culturais, descerramento de placa, menção honrosa a pescadores, e a chegada do navio Patrulha Macau (56 metros), pertencente à Marinha do Brasil, pelo canal do Rio Iguaraçu, que ficará fundiado em frente ao local do evento, junto com o navio de apoio oceanográfico Iguatemi, que tem 66 metros, e chegou na tarde desta segunda-feira, 11.
Fonte: Governo do Piauí
Compartilhe este post