O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) divulgou boletim meteorológico com informações climáticas para os próximos três meses na região do semiárido do Nordeste. O resultado de consenso entre os técnicos, incluindo especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), e Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) é pela permanência do período de seca com probabilidades de chuvas abaixo do normal de 40%.
No semiárido piauiense não chove há mais de dois anos e toda a lavoura foi destruída. Diante do quadro, estão sendo contratados carros-pipa para abastecer as comunidades com maior dificuldade de acesso à água. Em parceria com o Exército Brasileiro, já são mais de 680 caminhões contratados.
O Governo reconhece como área de domínio do Semiárido uma extensão territorial 156.241 mil quilômetros quadrados, num total de 151 municípios, que correspondem a 62,1% do território piauiense. A seca, no entanto, atinge 210 municípios do estado.
O semiárido é caracterizado por uma curta estação chuvosa no verão, consequência da diminuição das precipitações da massa de ar Equatorial Continental, bem como no aumento da duração do período seco, no Leste e Sudeste do Piauí.
Seca no Piauí vai continuar até janeiro de 2014
More from PiauíMore posts in Piauí »
- Em entrevista à GloboNews, Chico Lucas defende integração entre instituições no combate ao crime organizado
- Polícia prende 10 suspeitos de roubar veículos no PI e MA em ‘Operação Polivalente’
- Toni Rodrigues e Tiago Junqueira apoiam paralisação dos profissionais da Saúde do Piauí
- TRE-PI participa de painel nacional sobre tecnologia em Brasília
- Seca castiga o Piauí e crise hídrica atinge 119 municípios expondo falta de planejamento estadual
Be First to Comment