O Papa Francisco teve uma piora no quadro de saúde neste sábado (22), necessitando de transfusões de sangue. O Vaticano divulgou um boletim informando sobre uma crise respiratória asmática prolongada e outros problemas de saúde.
O pontífice, que está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, foi diagnosticado inicialmente com bronquite. No entanto, o quadro evoluiu para uma infecção polimicrobiana e, posteriormente, para uma pneumonia bilateral.
Crise respiratória e trombocitopenia demandam cuidados intensivo
Na manhã deste sábado, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática prolongada, exigindo oxigenoterapia de alto fluxo. Exames de sangue identificaram trombocitopenia associada à anemia, o que levou à necessidade de transfusões de sangue. O boletim do Vaticano informa que, apesar das dores, o Papa está “vigilante” e passando o dia em uma poltrona.
Internação no Hospital Gemelli e Tratamento
O estado de saúde do Papa é considerado “crítico”, e o prognóstico, “reservado”. Sua internação no hospital Gemelli já o havia impedido de participar da missa e da oração semanal no domingo anterior, quando pediu desculpas aos fiéis. A participação do Papa Francisco nos próximos eventos do fim de semana também foi cancelada.
O Papa Francisco permanece internado no hospital Gemelli, em Roma, com quadro de saúde considerado crítico e prognóstico reservado.
Carta de renúncia
A existência de uma carta de renúncia do Papa, assinada há cerca de 10 anos, veio à tona, levantando questões sobre quem será o substituto do Papa Francisco, caso ele se afaste do cargo.

Com informações do site: NSCtotal
Compartilhe este post