Press "Enter" to skip to content

São Francisco do MA realiza a VIII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura de São Francisco do Maranhão realizou nesta quarta-feira (30), na sede da Igreja Batista Getsêmani, a VII Conferência Municipal de Assistência Social.

Anunciantes Somos Noticia

A programação contou com apresentação cultural e pronunciamento de assessores municipais, a exemplo do secretário de Saúde – Raimundo Neto. Houve também leitura e aprovação do Regimento Interno. A secretária de Assistência Social – Helainne Wiselle, acompanhou os trabalhos.

Foram definidos três grupos de trabalhos, que discutiram os seguintes assuntos: Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; política pública tem que ter financiamento público; e também participação popular garante a democracia e o controle da sociedade – respectivamente.

“Essa conferência é importante para todo o município, principalmente aos servidores da política de assistência e a sociedade de forma geral para que se possa entender o quanto é relevante se discutir política pública de assistência social”, afirmou a assistente social, Patrícia Drummond.

A articuladora do Selo Unicef no município, Tânia Sobreira, fez elogios à Secretaria Municipal e enfatizou a necessidade de apoio mútuo entre os órgãos municipais. “Nós precisamos das políticas públicas, por isso entendemos que as secretarias têm que estar unidas caminhando com o propósito de beneficiar a quem não tem condição de articular-se sozinho. Quando a gente fala de participação popular a gente fala de integrar o processo democrático, discutir e dar opiniões no que é prioridade para elas”, afirmou.

A conferencista Márcia Barbalho, que também é assistente social e pós-graduada em políticas públicas de Gestão e Assistência Social, falou do êxito da última conferência. “A última conferência trouxe bons resultados para o município com fortalecimento e empoderamento dos usuários na garantia dos seus direitos com avanços. Nessa ocasião, discutimos políticas públicas e empoderamos os franciscoenses para que eles conheçam seus direitos. O objetivo é também dizer para a comunidade o quanto é importante esse acesso às políticas públicas de qualidade”, disse ela.

“Espaços como este oportunizam o debate e avaliação da nossa realidade social, definindo novas diretrizes. A proposta é consolidar e ampliar direitos ao acesso a políticas públicas aos usuários do nosso município”, afirmou Helainne.

A conferência estadual vai acontecer entre 12 e 14 de novembro em São Luís. A nacional será realizada entre 27 a 29 de novembro em Brasília.

Colaboração: Vando Clepi

Compartilhe este post
0Shares

Be First to Comment

    Deixe um comentário