A Secretaria Municipal de Saúde começou nesta quinta-feira (31) na praça de eventos, em São Francisco do Maranhão, a programação de encerramento do Março Lilás, mês dedicado à prevenção do câncer de colo do útero.
O órgão reuniu a população para realização de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite e também vacinação, exames de prevenção e palestra sobre o câncer de colo do útero. As atividades foram iniciadas com um café da manhã ao público. Houve também atendimentos com a cirurgiã ginecológica, Dra. Mônica, que atua no hospital Alarico Nunes Pacheco, em Timon, que é a unidade de referência para São Francisco do Maranhão.
A programação de encerramento do Março Lilás será finalizada nesta sexta-feira (1º). O evento conta com a presença e participação dos secretários municipais de Saúde (Raimundo Neto) e de Assistência Social (Helainne Wiselle), e de membros da equipe de trabalho. O público presente assistiu uma palestra sobre o tema com a enfermeira Ayla Simone.
“O combate ao câncer de colo do útero é uma causa que abraçamos, pois sabemos que qualquer tipo de câncer diagnosticado ainda no início o tratamento é bem mais fácil. Essa é uma ação importante e quem é beneficiado com ela são os franciscoenses”, considerou o secretário Raimundo Neto.
A secretária Helainne Wiselle pediu ao público que leve as orientações sob forma de mensagem a todos os bairros de São Francisco do Maranhão. “Esperamos que todas as orientações que foram dadas na palestra e em todo o evento sejam seguidas pelas mulheres franciscoenses, e que possam transmitir essa mensagem aos bairros”
A franciscoense, conhecida como Dona Dulce, considera que está curada do câncer de colo do útero. Ela conseguiu o diagnóstico mesmo antes do agravamento da doença.
“Foi muito difícil chegar até aqui, pois só sabe mesmo quem superou. Graças a Deus estou curada. Peço a todas que não escondam a doença, pois eu não escondi. Se a pessoa esconder, é muito pior”, disse ela.
Colaboração: Vando Clepi
Compartilhe este post