Servidores da Prefeitura de Teresina protestam em frente ao Palácio da Cidade contra salários atrasados. A manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira (30) devido ao atraso no pagamento dos salários por parte do poder público municipal. O atraso foi resultado do bloqueio das contas públicas determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na semana anterior.
Após um desbloqueio parcial, a Prefeitura efetuou o pagamento dos servidores no sábado (28), porém, o dinheiro foi estornado. Os servidores da prefeitura de Teresina reivindicam, além do pagamento dos salários, o pagamento de benefícios e vantagens salariais para profissionais da Educação, agentes de portaria e guardas civis municipais, como abono de férias coletivas e individuais, plantões e 13º salário. A manifestação não é direcionada contra o prefeito Dr. Pessoa ou o prefeito eleito, Silvio Mendes, mas sim contra os atrasos salariais independentemente da administração municipal.
O Sindserm está conduzindo um levantamento das vantagens que não foram incluídas no valor depositado e estornado pelo Banco do Brasil. Caso alguma vantagem devida em dezembro não esteja de acordo com o levantamento do sindicato, o servidor deve informar imediatamente.
“Estamos fazendo o levantamento das vantagens que não foram incluídas no valor depositado e estornado pelo Banco do Brasil. Caso haja alguma vantagem que deveria ser paga em dezembro que não esteja de acordo com o levantado pelo Sindicato, o servidor deve nos informar imediatamente”, explica presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares.
O sindicato busca verificar se foram incluídos no pagamento: abono de férias coletivas dos profissionais da Educação e férias individuais de outros servidores, horas agentes para os agentes de portaria, plantões da Fundação Municipal de Saúde, segundo turno, 13º salário de servidores celetistas, adicional noturno e férias de guardas civis municipais, além do cumprimento de obrigações contratuais das empresas de servidores terceirizados.
Os servidores estão concentrados em frente à Prefeitura de Teresina, no Centro da capital, e até o momento, não há indícios de greve.
Compartilhe este post