A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, por meio da sua agência de Parnaíba, promoveu um encontro para instalação do Comitê Gestor Territorial do Turismo da Planície Litorânea do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), que teve como objetivo traçar objetivos e ações do Plano de Ação Territorial (PAT).
O Prodeter contempla Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba, municípios que integram o Território Polo Costa do Delta. Além de representantes dos quatro municípios envolvidos, o encontro reuniu também empresários e instituições representativas do setor, como o Sebrae, Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instância de Governança Regional (IGR), associações de empresários, vereadores, dentre outros parceiros.
A reunião destacou a importância do turismo como atividade geradora de renda para a população e a necessidade de trabalhar a melhoria da infraestrutura para transformar o território num grande polo de atração turística, com destaque para a Vila de Barra Grande, Praia de Atalaia, Praia do Coqueiro, Pedra do Sal e o Delta do Parnaíba, o maior delta das américas, que atrai milhares de turistas a cada ano para conhecer as belezas naturais dessa região, bem como os lençóis piauienses, que foram alguns dos destaques apresentados.
O secretário do Turismo, Pablo Santos, foi convidado a participar da reunião, mas por choque de agenda, não pode comparecer. O secretário, no entanto, destacou a importância do diálogo e do entendimento entre instituições como o Banco do Nordeste, os municípios e os representantes do trade turístico da região para apontar caminhos e ações para o fomento do turismo no litoral do estado e em outras regiões do estado.
O gestor lembrou ainda que em março teve a oportunidade de conversar com representantes do BNB e prefeitos de todos os municípios da região litorânea para debater sobre o turismo. “Estivemos juntos no fim de março numa reunião organizada pela Instância de Governança Regional – IGR Delta, ocasião em que debatemos sobre o turismo no litoral, suas conexões e oportunidades, integrando os municípios da planície litorânea. Na oportunidade também reforçamos o sentimento do governador Rafael Fonteles e da Setur de trabalhar e incentivar cada vez mais o desenvolvimento do turismo na região”, disse Pablo Santos.
“O Plano de Ação Territorial (PAT) visa buscar a elaboração de ações que possam contribuir para a melhoria e organização da cadeia produtiva do turismo. Por meio dele será possível trabalhar todos os aspectos envolvidos nessa atividade, tais como: infraestrutura, prestação de serviços, meio ambiente, capital social, cooperativismo/associativismo, dentre outras ações. Além disso, o Plano também tem um potencial alavancador de negócios de financiamentos que trarão resultados importantes para a atuação do Banco do Nordeste no território”, explica José do Egito, agente de desenvolvimento do PAT do turismo.
De acordo com José do Egito, o trabalho deverá ser realizado a muitas mãos e o objetivo é que, com o Prodeter, esse território possa ser reconhecido como um dos principais destinos turísticos do Estado e da Região.
Uma nova reunião ficou marcada para o próximo dia 17 de maio de 2023, em Luís Correia, para conclusão e providências para o lançamento oficial do PAT Prodeter Turismo, que deverá ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post