Na manhã desta quinta-feira, 09 de março, a Promotora de Justiça Raquel Galvão, titular da 23ª Promotoria de Justiça de Teresina, juntamente com a estagiária Ana Sarah Dinamerica Henrique Sady, fez uma visita à Associação de Pacientes Renais Crônicos do Estado do Piauí – APREPI, localizada no Centro/Norte, de Teresina. A visita das integrantes do Ministério Público ocorreu durante um evento realizado em alusão à Campanha do Dia Mundial do Rim.
A visita foi um convite da diretora da APREPI, Mariza Costa da Silva, à Promotora Raquel Galvão. Durante o encontro, a integrante do MPPI verificou a aplicação dos recursos oriundos das Transações Penais realizadas em processos que tramitam perante os Juizados Especiais Cíveis e Criminais Zona Sul I – Bela Vista I e II e Zona Leste I, Piçarreira, de competência da 23ª Promotoria de Justiça e que tem como beneficiária a Instituição.
A Campanha é uma realização da Sociedade Brasileira de Nefrologia com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças renais crônicas e os exames que podem detectá-las. A APREPI presta assistência aos pacientes renais em tratamento dialítico ou transplantados renais do estado do Piauí, visando a qualidade de vida e à defesa dos direitos dos pacientes acometidos pela doença. A entidade oferece também aos associados, entre outros serviços, o acolhimento em uma casa de apoio, para moradia temporária dos pacientes oriundos de cidades do interior do Estado, além da articulação com a rede dos serviços socioassistenciais e intersetoriais.
Durante o evento, foram realizados exames no público em geral, para diagnóstico da dosagem de creatinina no sangue e na urina, além da distribuição de folders informativos.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post