O Banco Central (BC) oficializou o adiamento da regulação do Pix Parcelado, ferramenta que permite aos usuários dividir transações Pix em parcelas. Prevista inicialmente para setembro, a publicação das novas regras ficou para a última semana de final de outubro, segundo informou o BC nesta sexta-feira (3).
Novo cronograma: Regras do Pix Parcelado chegam no final de outubro
O pix parcelado é uma modalidade de crédito que permite ao pagador fazer um Pix de forma parcelada, mesmo que não haja limite disponível em seu cartão de crédito. O adiamento e o novo cronograma de regulamentações foram anunciados durante a reunião do Fórum Pix.
A primeira fase da regulação, prevista para o final de outubro, tem como objetivo padronizar a definição do produto, visando melhorar a experiência dos usuários.
Em uma segunda etapa, que deve ocorrer no início de dezembro, o BC detalhará os procedimentos operacionais e a padronização da experiência. Isso inclui tanto a contratação da operação de crédito associada à transação de pagamento quanto a forma de quitação das parcelas. As soluções privadas de parcelamento já existentes, vinculadas ao Pix, poderão continuar a ser ofertadas pelas instituições, desde que não haja conflito com a nova regulação.
Leia também:
- Banco Central lança botão de contestação para acelerar recuperação de valores de golpe no Pix
- Homem é preso por golpe do Pix falso na compra de carro avaliado em R$ 119 mil no Piauí
Pix Parcelado e o reforço na segurança
Em um movimento paralelo, o BC implementou um novo mecanismo para fortalecer a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.
Bloqueio de chaves: ação imediata do BC contra fraudes envolvendo Pix
A partir deste sábado (4), o BC passará a bloquear as chaves Pix que foram marcadas pelas instituições participantes do sistema como utilizadas em golpes e fraudes envolvendo Pix. Segundo o Banco Central, essa medida representa mais um passo para reforçar a segurança da ferramenta.

Com informações da Agência Brasil
Compartilhe este post




