Nesta segunda-feira (4), as unidades móveis se instalam em mais quatro municípios. Em Itainópolis e Manoel Emídio, localizados no Sul do Piauí, a população será contemplada com o curso profissionalizante na área da construção civil. Já as cidades de Brasileira e São João do Piauí recebem os caminhões que oferecerem qualificação em Embelezamento e Corte e Costura. Somadas, as unidades móveis irão atender, aproximadamente, 150 estudantes.
De acordo com Larissa Maia, secretária estadual do Trabalho e Empreendedorismo, o Programa disponibiliza um alto nível de qualidade aos alunos, o que aumenta a procura pelas vagas ofertadas de capacitação. “O Qualifica Piauí é uma ação do Governo do Estado que busca aumentar o índice de empregabilidade dos cidadãos piauienses através da qualificação profissional. Já vimos muitos exemplos onde o programa aconteceu e contribuiu na melhoria da qualidade de vida de muita gente”, ressalta.
As unidades móveis contam com estruturas adequadas para sediar os cursos, dispondo de instrumentos específicos para cada área, possibilitando a execução das aulas, tanto teóricas quanto práticas.
Até março de 2014, o Qualifica Piauí deve beneficiar 3.504 pessoas, sendo 2.304 alunos do curso de Embelezamento e Corte e Costura e 1.200 alunos do curso de Construção Civil. Os cursos têm duração de um mês com carga horária de 200 horas/aula. Ao final da capacitação, os estudantes recebem os certificados que os tornam aptos para exercer suas funções junto ao mercado de trabalho.