Uma quadrilha tentou resgatar presos da penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316, no último sábado. A informação foi revelada pelo Sindicato dos Agentes Penitenciário no início da tarde desta terça-feira (18).
Cerca de 14 presos de São Paulo e do Rio de Janeiro seriam resgatados do pavilhão “C” da Irmão Guido.
Segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Kleiton Holanda, a quadrilha se dirigiu para o lado direito do prédio, portando material como maretas, onde fizeram um buraco de 75 centímetros para a fuga dos presos.
“Eles entraram e se dirigiram para módulo onde os presos recebem visitas e serram a grade de uma das janelas. Os agentes que passavam pelo local viram pessoas estranhas no interior do presidio e acionaram os agentes e militares”.
Segundo o Sindicato é a primeira vez que quadrilha tenta resgatar presos da Irmão Guido e em plena luz do dia, por volta das 12h30.
Quando foi descoberto, os criminosos correram pela mata. O Sindicato reclama que a Secretaria de Justiça não está punindo os presos que cometem delitos no presidio com transferências, triagem, perda de banho de sol e visitas.
“Se não houve punições, a situação só tem a piorar”, disse Kleiton Holanda.
Os agentes penitenciários aprovaram em assembleia uma greve por tempo indeterminado para iniciar a partir de segunda-feira em todos os presídios do Estado.
O Sindicato está reivindicando o plano de salários e melhores condições de trabalho.
“Para se ter uma ideia, os agentes estão trabalhando sem nenhuma segurança está sem combustível, sem armas, munição e convivendo com a superlotação em todas as unidades”.
A greve vai atingir os 14 presídios do Estado.
Com a paralisação, os presídios não irão receber presos dos distritos, ficará suspensas as visitas e não haverá deslocamento de presos para audiências.
“Atendimento só de urgência se houver necessário. Só iremos cumprir alvará de solturas”.
Fonte:Cidade Verde
Compartilhe este post