Press "Enter" to skip to content

Piauí cria protocolo de alerta e registra 3 casos suspeitos de metanol

Last updated on 13 de outubro de 2025

Autoridades de saúde, segurança e vigilância do Piauí definiram um protocolo inicial para evitar mortes de pacientes e orientar profissionais, após o registro de três casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. O objetivo central do protocolo é evitar fatalidades.

Protocolo do Piauí contra intoxicação

Anunciantes Somos Noticia

O protocolo elaborado por técnicos da Saúde do Piauí, Vigilância Sanitária e Segurança visa definir como os casos devem ser registrados, a tipificação do crime e como será feita a fiscalização. A diretora da Vigilância Sanitária do Estado, Tatiana Chaves, informou que já houve a tipificação legal do crime contra a saúde pública.

No entanto, o documento deve ser alterado para incorporar as orientações mais recentes emitidas pela Anvisa e pelo Ministério da Saúde, que mudaram as regras nacionais. O Ministério da Saúde, inclusive, deverá divulgar uma nova nota técnica específica para profissionais de saúde.

Leia também:

Intoxicação por metanol no Piauí

Atualmente, o Piauí investiga três casos suspeitos de intoxicação por metanol, que foram identificados em Teresina e Parnaíba. Um garçom de 21 anos é o segundo caso suspeito notificado no estado. Em Teresina, há a suspeita de intoxicação de um homem de 51 anos. No restante do País, já foram confirmados 17 casos.

Para evitar mortes de pacientes por intoxicação, órgãos governamentais e de segurança do consumidor emitiram alertas para identificação de bebidas falsificadas. Entre os sinais de alerta estão preços muito baixos, rótulos de má qualidade ou com erros ortográficos, e a ausência de informações obrigatórias, como CNPJ, lote, registro MAPA e teor alcoólico. A Anvisa alerta que o metanol não altera o sabor, a cor ou o cheiro da bebida.

Em caso de suspeita de intoxicação, a orientação é buscar ajuda médica imediata e contatar o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001).

Foto em plano fechado de copos contendo bebidas alcoólicas em uma mesa.
Autoridades alertam sobre a falsificação de bebidas que podem conter metanol, o que gerou casos suspeitos no Piauí.

Com informações do site Cidade Verde

Compartilhe este post
7Shares