O projeto de formação continuada A Gramática a Serviço da Língua, de autoria do professor Cineas Santos em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e os municípios, está percorrendo o Piauí com oficinas para os professores de Língua Portuguesa das séries iniciais e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, das redes públicas municipal e estadual do Piauí. O projeto realizou oficina nessa quarta-feira (30), em Domingos Mourão.
O planejamento de execução do projeto está sendo realizado em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (UNDIME-PI), que tem como presidente a secretária de Educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício.
“As oficinas terão enfoque no estudo da gramática normativa da Língua Portuguesa de forma prática e objetiva, atrelando as regras gramaticais ao uso social da língua, visando à capacitação dos docentes para melhorar o desempenho dos estudantes”, destaca a presidente.
O município de Domingos Mourão tem o maior IDEB do estado do Piauí, a nível de anos iniciais, e décimo primeiro melhor nota do IDEB no Brasil. Domingos Mourão tem cerca de quatro mil habitantes e está se destacando na área educacional, tendo compartilhado sua experiência com outros municípios e entidades que desejam aprender mais com sua evolução. Então, para juntar essa expertise do município e dos demais profissionais do projeto, Domingo Mourão foi um dos primeiros contemplados.
Maria de Jesus, técnica do Canal Educação, promove o apoio da Seduc junto ao projeto. Ela enfatiza que essa é uma das iniciativas do regime de colaboração estabelecido pelo Governo do Estado, junto aos municípios na área da educação.
A Secretaria de Educação, em nome do nosso secretário Ellen Gera, tem sempre a preocupação de estar melhorando a qualidade do ensino, oportunizando a todos os estudantes, seja a rede municipal ou a rede estadual, o que há de melhor. Então, essas oficinas com o professor Cineas Santos, são de suma importância para oportunizar aos professores de Língua Portuguesa uma experiência ímpar com o mestre da gramática aqui do Piauí. Valorizando nossos professores estaremos plantando um futuro cada vez melhor para nossos estudantes”, comenta a técnica.
Naiara Ferreira, professora da rede municipal de Domingos Mourão, afirma que os dois dias de formação com o professor Cineas Santos foram de grande relevância para o aprendizado profissional.
“Obtivemos muitos conhecimentos agregadores, como por exemplo a mentalidade de aplicar a gramática de maneira mais fácil, sem a necessidade de se prender tanto às regras, mas com a necessidade de ter responsabilidade na hora de avaliar, de observar como a gramática se movimenta. Então, para mim isso foi de muita relevância. Eu aprendi bastante, mesmo sendo uma professora de Língua Portuguesa, agreguei muitos conhecimentos à minha formação nesses dois dias”revela a professora.
Elaine Corrêa, professora da rede estadual de Domingos Mourão, se disse apaixonada por tudo explanado na oficina, que faz parte do regime de colaboração entre Estado e Municípios pela Educação.
“Foram apresentados conhecimentos de forma descontraída fazendo com que o tempo passasse de uma forma muito rápida e com certeza deixou muitos conhecimento para todos nós. Falando por mim, foi muito bom”, confirma a professora.
O projeto já esteve em Barras e chegará a Santa Cruz do Piauí na próxima semana.
Fonte: Governo PI
Compartilhe este post