Em parceria com a Prefeitura de Teresina e com Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), o Parque da Cidadania recebeu, neste sábado (27) o Show pela Natureza, uma realização da Associação Maria do Amparo (Aacema). A programação foi extensa e variada, incluindo dez oficinas e palestras com o objetivo de conscientizar a população, com foco nas crianças e adolescentes, sobre a importância da preservação e sustentabilidade.
O evento gratuito começou cedo, às 9h, com o plantio de um caneleiro, a árvore-símbolo de Teresina, pelas autoridades e convidados presentes, como o secretário de Meio Ambiente, Luis André, a empresária Christianne Alencar, uma das organizadoras do Show pela Natureza, e a promotora Carmelina Moura, titular da 24ª Promotoria de Justiça do Ministério Público do Piauí.
O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Semam esteve presente na festa com o Jardim Sensorial, que estreou em 2022, na primeira edição do projeto Cidade Inclusiva, contando com os elementos que se encontram em um jardim, faz com que o visitante aguce os cinco sentidos (tato, olfato, visão, audição e paladar) ao adentrar a instalação.
“É importante um evento como esse que, além de várias atrações, oferece uma ação multidisciplinar e educativa. Ficamos felizes em abrir o Parque da Cidadania, um dos sete parques da Prefeitura, sob a administração da Semam, para o Show pela Natureza, e por participar ativamente do evento. O coordenador e a equipe do parque estiveram envolvidos na montagem e o Núcleo de Educação Ambiental está presente. Aliás, aqui e no evento da OAB Piauí Educação Ambiental Inclusiva, que está acontecendo neste mesmo momento, no Parque Piauí. Daqui, ainda quero ir lá. Estamos sempre assim, mas é bom. É uma gestão em movimento e uma orientação do prefeito Dr. Pessoa”, destacou o secretário Luis André.
Outras atrações incluíram a Feira Agroecológica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), oficinas de produção de pães, sabão caseiro, cerâmica das olarias, ecojoias, materias recicláveis, arranjos florais, reaproveitamento de pneus e compostagem. Esta última foi promovida pela empresa É de Sol que, em junho de 2022, ganhou na Polônia o prêmio IHS Alumni Impact Award, durante o Fórum Urbano Mundial, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Palestras, feira e shows
Naisis Castelo Branco, da Semam, a promotora Áurea Madruga, a empresária e organizadora do evento Christianne Alencar e convidados no Parque da Cidadania
Entre os serviços oferecidos estavam o Drive Thru da Coleta Seletiva, projeto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semduh), a vacinação de cães e gatos pelos técnicos do Centro de Controle de Zoonoses, a troca de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED, como parte do Programa E+ Reciclagem da Equatorial Piauí, e a tradicional entrega de mudas de árvores da Semam.
“Desta vez, no entanto, fizemos diferente”, contou a gerente do Núcleo de Educação Ambiental, Naisis Castelo Branco. “Pedimos em troca da muda um resíduo sólido reciclável, para posterior doação a centros de reciclagem e para estimular a prática. Claro, quem veio sem o resíduo levou a muda para casa também, mas pretendemos adotar o pedido”, completou ela, que, no mesmo dia, tinha parte de sua equipe oferecendo a vivência do Jardim Sensorial no evento citado pelo secretário, o Educação Ambiental Inclusiva, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí na Escola Municipal Parque Piauí, na zona Sul, com atividades pedagógicas de cunho ambiental.
No Parque da Cidadania, um público dos mais ecléticos se harmonizava e aprovava o que via. “É um dia festivo, estamos celebrando o meio ambiente, não há ninguém que esteja longe dele. É necessário que a gente cuide, preserve agora e para o futuro, para os que virão. Parabenizo aos organizadores pelo evento que congrega tantas temáticas, educação ambiental, hortas, flores, brincadeiras, jogos, palestras, entre outro”, elogiou a promotora Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), do Ministério Público do Piauí e integrante do projeto Zero Lixões: por um Piauí mais Limpo.
Áurea e Carmelina Moura receberam a procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Pernambuco Christiane Roberta Santos, da Comissão de Meio Ambiente do MPPE. “Vocês estão de parabéns por ter pessoas tão empenhadas como Carmelina e Áurea na causa ambiental”, discursou Christiane Roberta, que integra o grupo de palestrantes do projeto Diálogos Ambientais, da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Entre as palestras, feira orgânica de produtores do Vale do Gavião, apresentação de sete grupos circenses e muitos encontros. À noite foi a vez das atrações musicais bandas Top Gun e Validuaté. “Reunimos expositores maravilhosos da área do agro, artesanato, empresas de vários portes e outros. O objetivo é mostrar que é possível trabalhar com o meio ambiente de forma sustentável e empreender corretamente. Nossa ideia foi criar um dia inteiro de experiências, vivências, oficinas, shows musicais e circenses para os convidados conhecerem e se aproximarem de novas práticas que podem ser inseridas no dia a dia colaborando com o meio ambiente. Podemos dizer, sim, que foi um sucesso”, concluiu Christianne Alencar.
Momentos lúdicos no Parque da Cidadania: cortejo de personagens no Show pela Natureza
Crianças unidas pela conscientização ambiental
O plantio do caneleiro, árvore-símbolo de Teresina desde 1993, marca o início do dia de atividades
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.