O Piauí se mantém na liderança da extração do pó de carnaúba no Brasil desde 1998, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2021, o estado foi responsável por 56% da produção de pó cerífero, totalizando mais de 11 mil toneladas produzidas e arrecadando 276 milhões de reais para o país.
O pó de carnaúba é um insumo de grande valor econômico e está presente em diversos produtos, como medicamentos, cosméticos, chicletes e até mesmo em chips para computadores e celulares. Transformado em cera, faz parte da composição de vários outros itens.
Pedro Andrade, chefe da sessão de pesquisas agropecuárias do IBGE no estado, destaca a importância do pó de carnaúba para a economia do Piauí e do país. Segundo ele, após o processo de industrialização, o pó transformado em cera é beneficiado e enviado do estado para 35 países, sendo que 70% do volume produzido é exportado diretamente para os Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.
Municípios que se destacam
Dentre os municípios do estado que mais se destacaram na produção do pó de carnaúba estão Piracuruca, Campo Maior e Castelo do Piauí, conforme informações do IBGE.
A produção e exportação do pó de carnaúba são fatores importantes para a economia do Piauí e do Brasil, e o estado segue liderando a extração desse insumo fundamental para a indústria de diversos setores.
Compartilhe este post