No decorrer do ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dedica-se, também, à promoção de discussões e pautas no que tange os Direitos Humanos. Neste mês, é celebrado o Abril Azul, que tem como objetivo envolver a sociedade nas causas que incluem as demandas e condições do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Desta forma, a PRF promoveu nessa terça-feira (02), nos postos de cidades do Piauí como Teresina (PI), Bom Jesus (PI) e Parnaíba, comando educativo voltado ao tema. O intuito foi fornecer informações sobre o autismo, a fim de aprimorar respostas às emergências da causa e evitar estigmatização e discriminação no que diz respeito à condição. A ação também contou com a presença de órgãos e entidades parceiras, dentre eles, Igreja Batista, SEID – Secretaria para inclusão da pessoa com deficiência, Corpo de bombeiros, Apae -Associação de pais e amigos dos excepcionais.
Na ocasião, os policiais conduziram abordagens educativas e distribuíram panfletos com informações sobre o autismo. Os materiais explicavam o que é TEA, como identificar pessoas que o possuem e como interagir e tratá-las adequadamente. As atividades foram prestigiadas por passageiros, condutores e a população residente próxima aos postos.
A iniciativa de realização do comando educativo sobre o Abril Azul em cidades do Piauí integra o projeto “PRF Amiga do Autista”, que tem como propósito capacitar os policiais para lidar com pessoas autistas, identificar colegas que possam ter o Transtorno do TEA e fomentar debates sobre o tema tanto dentro como fora da instituição.
Fonte: PRF Piauí
Compartilhe este post