Um grupo de 28 presos tentou fugir da Casa de Custódia de Teresina na noite de domingo (16), por um túnel escavado na cela 12 do pavilhão F. Esta é a terceira vez que um túnel é feito na penitenciária. Somente este ano, foram registradas nove fugas e 15 tentativas no local. De acordo com o diretor administrativo do Sindicado dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a tentativa dos presos foi descoberta após agentes desconfiarem da movimentação dos detentos.
“Após ser notada uma movimentação estranha, os agentes acionaram a Tropa de Choque da Polícia Militar que encontrou os detentos já do lado de fora do pavilhão. Eles estavam se preparando para pular o muro da Casa de Custódia. Depois da contenção da fuga, houve a recontagem dos presos e foi confirmado que nenhum conseguiu fugir”, explicou Kleiton Holanda.
Segundo o Sinpoljuspi, a penitenciária tem atualmente 850 presos quando deveria ter 336, ou seja, o dobro da capacidade. No presídio já ocorreram nove fugas e 15 tentativas somente este ano. Na última segunda-feira (10), os agentes descobriram um túnel no epavilhão C que era escavado por detentos com aproximadamente dois metros de profundidade e 10 metros de comprimento.
A ação dos presos
Conforme Kleiton Holanda, vários homens quebraram no sábado (15) o muro da Penitenciária Irmão Guido, localizada na BR-316. Eles utilizaram marretas e tentavam resgatar outros presos que estavam no pavilhão de visitas íntimas.
“Os suspeitos chegaram pela mata que fica ao lado do presídio e quebraram o muro, mas agentes penitenciários perceberam a ação e acionaram a Tropa que Choque da Polícia Militar. Com a chegada dos policiais, os homens fugiram e nenhum preso conseguiu escapar”, disse.