Representantes de entidades e de instituições de Amarante participaram da VII Conferência Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira (09). Juntos, discutiram políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população. O evento foi realizado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, na escola municipal Antonio Gramoza, com solenidade de abertura às 08h30.
Sob o tema, ‘Saúde: o que temos, o que queremos’, o evento teve como conferencista a assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Margareth Pimentel, que discorreu sobre o financiamento da Atenção Primária, fazendo um diagnóstico da saúde no município.
Os vereadores Francisquim e Sebastião Campelo, os secretários Claudiana Pereira (Saúde), Manoel Luís (Infraestrutura) e Patrícia Drummond (Gabinete) – que representou o prefeito Diego Teixeira, marcaram presença na conferência, acompanhados de coordenadores e de profissionais da Saúde.
No decorrer da programação, houve palestras sobre Diagnóstico local da Saúde (Antonia Carvalho – diretora de Atenção à Saúde); Vigilância em Saúde durante a pandemia (Luciana Luísa Noleto – coordenadora de Vigilância em Saúde); Situação Endêmica atual do município (Gabriel Ferreira – supervisor de campo da Vigilância Ambiental); como também Diretrizes e metas do Plano Municipal de Saneamento Básico (Clayton Queiroz – secretário de Meio Ambiente).
“A equipe da Saúde já trabalhou muito bem, levando para as pré-conferências essas discussões da importância de atualização do Plano de Saúde do município. Nesta conferência, iremos trabalhar as prioridades da Saúde do município, entendendo o que já temos e de que forma podemos avançar”, afirmou ao Somos Notícia a conferencista Margareth Pimentel.
A Secretaria Municipal de Saúde realizou em torno de oito pré-conferências para envolver a participação de moradores das comunidades rurais de Amarante. “As pré-conferências foram a base desta conferência, servindo para traçar metas de políticas públicas, contando com a participação da população. As pré-conferências possibilitaram também a formulação de ideias que serão discutidas para aprovação e subsídio do nosso Plano Municipal de Saúde”, considerou a secretária Claudiana Pereira.
Apesar das crises em todo o Brasil por causa da pandemia, o município “vem melhorando consideravelmente por meio de políticas públicas”, é o que considera a secretária de Gabinete, Patrícia Drummond.
“Este momento e essa etapa de debate sobre o tema são fundamentais, principalmente porque a gente vem avançando, sim, dentro da política pública, seja ela na Saúde, Educação, Assistência Social, e Amarante é um grande exemplo. Trabalhando há 15 anos em Amarante, reconheço que as mudanças são evidenciadas dentro dessas políticas públicas”, explicou Patrícia.
A VII Conferência Municipal de Saúde, que teve como cerimonialista a supervisora de Ensino do município, Arlenilsa Duarte, contou com a participação de representantes de entidades urbanas e de comunidades rurais de Amarante, como também dos legisladores Sebastião Campelo – que é presidente da Câmara, e Francisquim. Ambos falaram ao público presente manifestando apoio à Conferência, à Secretaria de Saúde e ao município.
Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia