Com o avanço da tecnologia, muitos documentos importantes estão se tornando digitais, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é exceção. A CNH Digital, ou CNH-e, é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que pode ser armazenada no smartphone. Mas será que é possível andar apenas com a versão digital e deixar a versão física em casa?
A CNH Digital foi criada pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa. Portanto, é, sim, possível andar apenas com a CNH Digital, desde que você esteja com o documento devidamente cadastrado e ativo em seu celular. No entanto, é importante ressaltar que nem todos os estados brasileiros aderiram à CNH Digital, então é necessário verificar se o seu estado oferece essa opção.
Para utilizar a CNH Digital, é necessário seguir alguns passos simples. Primeiro, é preciso ter uma CNH com QR Code, que é um código de barras bidimensional localizado na parte de trás da carteira. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone e realizar o cadastro, seguindo as instruções fornecidas no app.
Uma vez que a CNH Digital estiver devidamente cadastrada, você poderá apresentá-la como documento de identificação válido ao dirigir. Ela possui todas as informações da CNH impressa, como foto, número de registro, categoria de habilitação e data de validade. Além disso, a CNH Digital também permite a assinatura eletrônica, o que a torna válida para fins de autenticação em serviços públicos eletrônicos.
Além da praticidade de ter a CNH sempre disponível no celular, a versão digital traz outros benefícios. Por exemplo, em caso de perda, roubo ou extravio do celular, é possível bloquear o acesso à CNH Digital remotamente, evitando o uso indevido dos seus dados. Inclusive, a CNH Digital é ecologicamente mais sustentável, pois reduz a necessidade de impressão em papel.
No entanto, é importante lembrar que a CNH Digital não substitui a versão física em todas as situações. Por exemplo, em viagens internacionais, é necessário apresentar a CNH impressa. Além disso, alguns órgãos de trânsito podem exigir a versão física em determinadas situações específicas.
Se você optar pela CNH Digital, certifique-se de estar familiarizado com as regras e vantagens dessa opção.
Compartilhe este post
