POR: ASCOMPC/MA
Na manhã desta terça-feira(5), a Polícia Civil do Maranhão(PC-MA), em apoio à Polícia Civil do Pará(PC-PA), deflagraram a primeira fase da “Operação Acerto de Contas”, sendo possível cumprir 19 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra alvos apontados por integrarem uma organização criminosa que atua no Estado do Pará, os quais foram investigados por realizar tráfico de drogas no município de Tailândia(PA) e lavagem de dinheiro dos valores obtidos com a venda de substâncias entorpecentes.
No Pará, além do municipio de Tailândia, as equipes policiais estiveram nas cidades de Belém, Marituba, Quatro Bocas e Mocajuba. As cidades do Rio de Janeiro e São Luís também foram alvos da megaoperação.
A investigação apurou e identificou os indivíduos responsáveis pelo tráfico, bem como permitiu estabelecer fluxo financeiro do grupo criminoso, a qual movimentou aproximadamente R$ 4.500.000,00 (quatro milhões e quinhentos mil reais), no período investigado. Nesta primeira fase, além das prisões e apreensões foi realizado o bloqueio bancário no valor de R$6.870.000,00 (seis milhões oitocentos e setenta mil reais) na conta dos investigados.
Dentre os presos, estão as companheiras de líderes da aludida facção criminosa, as quais participavam ativamente da empreitada criminosa, sobretudo na lavagem do dinheiro. As prisões foram executadas no Complexo da Penha, na cidade do Rio de Janeiro. Também foram presos os responsáveis pela distribuição de drogas nos municípios de Tailândia, Moju e Tucuruí.
No Maranhão, a ação foi deflagrada pela Divisão de Repressão ao Crime Organizado(DRCO/PC-PA), com apoio do Grupo de Reposta Rápida (GRT/SEIC) da PC-MA. Os alvos foram localizados e presos na capital maranhense, duas mulheres e dois homens, sendo um deles apontado como foragido do sistema prisional paraense e principal liderança da referida organização criminosa.
Fonte: Polícia Civil do Maranhão
Compartilhe este post