A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) foi uma das instituições brasileiras que participaram das provas voltadas para as missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), realizadas em Brasília, na categoria de Individual Police Officer (IPO) e missões políticas especiais. A solenidade de abertura ocorreu no último dia 8 de dezembro, presidida pelo Gen Div Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto, com a participação de autoridades nacionais.
O Comando de Operações Terrestres (Coter), por meio da Inspetoria-Geral das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (IGPM), conduziu a Assessment for Mission Service (AMS), com a presença de Dmytro Oschepkov, da Selection Assistance and Assessment Team (SAAT) da UNPOL (United Nations Police).
A Assessment for Mission Service (AMS) reuniu 124 policiais de todo o Brasil, incluindo, pela primeira vez, policiais civis e agentes federais. Desses, 72 foram aprovados, sendo 22 mulheres e 50 homens, com 57 aprovados em inglês, 5 em francês e 10 em ambos os idiomas. A lista final inclui 48 policiais militares, 12 policiais federais e 12 policiais civis, entre eles a comitiva da PCCE, que foi aprovada em todas as provas.
O processo foi realizado em quatro etapas de pré-seleção de idiomas exigidos pela ONU. A AMS/SAAT avaliou as competências em cinco áreas: conhecimento das missões de paz, habilidades linguísticas, condução de veículos, manejo de armamento e informática. Com a aprovação, os policiais brasileiros entram no Banco de Talentos da UNPOL, tornando-se elegíveis para missões de paz da ONU, destacando o papel do policial brasileiro na segurança global.
O post Polícia Civil do Ceará é aprovada em avaliações de acesso às missões de paz da ONU apareceu primeiro em Polícia Civil.
Fonte: Polícia Civil do Ceará
Compartilhe este post