As obras do primeiro Centro de Referência Feminino em Recuperação do país, sediada no Piauí estão em fase de acabamento, a inauguração está marcada para o fim do mês de abril. O centro, que fica localizado nas antigas instalações do Centro Social Urbano (CSU) do bairro Buenos Aires, terá capacidade para atender até 60 mulheres que estejam em situação de dependência com álcool e outras drogas, a unidade trabalhará em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o Hospital do Mocambinho.
De acordo com a gerente estadual de Saúde Mental, Leda Trindade, a internação acontecerá mediante análise clínica da pessoa solicitante, “nenhuma internação será feita de forma involuntária ou compulsória, antes de tudo a paciente precisa querer, mas isso só não basta, ela precisa passar por um atendimento no Hospital do Mocambinho e pela análise dos profissionais do CAPS, a partir daí, ela será encaminhada para a Casa de Acolhimento e lá terá todo o suporte necessário para recuperar-se dos vícios”.
O tempo de recuperação será de nove meses e a forma de tratamento oferecida neste espaço é o diferencial, “o nosso objetivo é criar um ambiente que remeta a um espaço residencial, com muita área verde e se mantendo distante de um espaço hospitalar. O uso de remédios só será feito com prescrição médica, no mais, as internas passarão o dia envolvidas com atividades ocupacionais”, ressalta Leda Trindade.
A gerente ainda destaca que outras três unidades de acolhimento serão implantadas no estado, uma masculina, uma feminina e uma infanto-juvenil. Segundo Leda, o recurso já foi autorizado e a Secretaria da Saúde do Estado está definindo o local que essas casas serão feitas.
Todo o recurso destinado à construção do Centro de Referência Feminino em Recuperação é oriundo do Tesouro Estadual e foi injetado cerca de R$1 milhão, somando todas as etapas da obra.
Fonte: Portal Piauí
Compartilhe este post