Um homem de 56 anos morreu na última terça-feira (27) vítima de raiva humana transmitida por sagui. Ele estava internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.
O homem contraiu a infecção após a mordida de um sagui no dia 15 de julho, na zona rural de Piripiri. No entanto, o paciente somente procurou atendimento médico no dia 12 de agosto, semanas após a mordida, quando já estava com sintomas como vômito, aumento da saliva e desmaio.
Ele deu entrada no hospital com encefalite, inflamação no cérebro causada pelo vírus da raiva, e, além disso, veio a óbito.
A Secretaria de Estado da Saúde confirma que este é o primeiro caso de raiva humana registrado no estado desde 2013.
A equipe médica enviou amostras do paciente para análise no Instituto Pasteur, em São Paulo, que é uma referência para exames de raiva.
Nota da Sesapi:
“Amostras do paciente foram colhidas e enviadas ao Laboratório Central do Piauí (Lacen) que encaminhou o material ao Instituto Pasteur, em São Paulo, laboratório de referência para exames de raiva, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde”
A Sesapi orientou a Secretaria Municipal de Saúde de Piripiri a investigar o caso junto à família da vítima e realizar ainda um levantamento da cobertura vacinal de cães e gatos na região.
O objetivo da investigação é entender as circunstâncias do incidente e fornecer orientações sobre a doença.
Compartilhe este post