O governador Rafael Fonteles (PT) decretou estado de emergência zoossanitária no Piauí, por 180 dias, nesta terça-feira (06), após a detecção de um caso de febre suína em Porto, município a 170 km de Teresina.
A febre suína, também conhecida como peste suína clássica, é uma doença viral de alta contagiosidade que afeta exclusivamente suínos e javalis. A enfermidade não representa riscos à saúde humana nem causa impacto na saúde pública.
O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, autoriza o governo a agir rapidamente para controlar e prevenir a disseminação da doença. Medidas especiais, como restrições de transporte e vacinação emergencial, podem ser implementadas.
Conforme o Governo do Piauí, a movimentação de animais e produtos de risco deve seguir normas e procedimentos estabelecidos nas operações de campo. O objetivo é conter e eliminar o vírus no estado.
Medidas para conter a febre suína no Piauí
A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) está autorizada a expedir diretrizes e adotar medidas de manejo da doença. Isso inclui o uso de produtos já registrados no país e as recomendações de pesquisas nacionais.
O texto do decreto também permite que a Adapi realize a compra de insumos necessários ao controle e à erradicação da febre suína. A ação visa garantir os recursos para o combate à enfermidade.
Rafael Fonteles, governador do Piauí, decreta estado de emergência zoossanitária por 180 dias devido à febre suína.
Com informações do g1
Compartilhe este post


Be First to Comment