O Procurador-Geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, e a coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), Fabrícia Barbosa, participaram, nesta sexta-feira (3), da solenidade de lançamento do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). O evento aconteceu na sede do Palácio do Karnak, em Teresina.
O Draco substitui o Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco). E, agora, passa a ser um departamento gerenciador de quatro delegacias especializadas no combate a facções na capital.
Para o chefe do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Cleandro Moura, a atuação integrada entre o Ministério Público, o judiciário a segurança pública, proporciona o fortalecimento do combate à criminalidade em especial, às organizações criminosas. E a atuação de forma preventiva, resolutiva e em cooperação com os órgãos responsáveis pela segurança pública resulta na promoção do direito à segurança pública.
Durante a solenidade, foram anunciadas outras ações na área da Segurança, entre elas, a criação da Central de Registro de Boletim de Ocorrências do Piauí que vai possibilitar o registro de BO pelo WhatsApp.
MPPI e a promoção da Segurança Pública
No MPPI, o Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), auxilia os membros do MPPI, a fortalecerem o controle externo da atividade policial, função institucional do Ministério Público indispensável para a promoção da segurança pública e efetivação dos direitos fundamentais e sociais, com atuação sempre pautada no respeito ao interesse público.
Fonte: Ministério Público do PI
Compartilhe este post