Press "Enter" to skip to content

Polícia Federal ameaça suspender emissão de passaportes novamente por falta de verba

A Polícia Federal (PF) ameaçou suspender a emissão de passaportes a partir de 3 de novembro, alertando o governo para o risco de paralisação do serviço devido à falta de recursos orçamentários.

Anunciantes Somos Noticia

A ameaça da Polícia Federal foi formalizada em um ofício enviado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), onde a corporação solicitou um aporte de R$ 97,5 milhões para cobrir os custos operacionais.

Em nota, o MJSP informou que atua de forma ativa e coordenada para garantir a continuidade das emissões, mantendo diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos. A pasta destacou ainda que o serviço é “essencial ao cidadão brasileiro” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção”.

A situação da Polícia Federal estar sem verba já resultou em paralisação anterior. Em 2022, a falta de verba levou à interrupção da confecção dos documentos de viagem e do controle migratório.

A PF já havia sinalizado a possibilidade de suspensão em abril deste ano, após o Ministério do Planejamento bloquear cerca de R$ 133 milhões do orçamento da corporação, mas o impasse foi solucionado na ocasião.

Imagem aproximada de um passaporte brasileiro azul
Serviço de emissão de passaportes corre risco de ser paralisado por falta de orçamento, diz Polícia Federal.

Com informações da CNN

Compartilhe este post
20Shares
Mission News Theme by Compete Themes.