SÃO VICENTE, SP – Em uma das cidades mais antigas do Brasil, uma história de renovação está inspirando toda a comunidade. José, um pedreiro de 65 anos e morador de São Vicente, decidiu enfrentar o analfabetismo e, com a ajuda do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de São Vicente, está provando que nunca é tarde para reescrever o próprio futuro. Sua jornada de superação virou um símbolo de esperança na Baixada Santista.

“Não dá pra ficar na alfabeto”: A Jornada de um Morador de São Vicente
A vida de Seu José, como a de muitos brasileiros, começou com o trabalho duro na roça, longe dos bancos escolares. Ao se mudar para São Vicente, a rotina na construção civil novamente adiou o sonho dos estudos. As dificuldades diárias, no entanto, tornaram-se o principal incentivo.
“Entrar num banheiro… tá o nome lá, né? É uma dificuldade danada”, conta ele sobre os desafios que enfrentava na cidade. Foi essa busca por autonomia que o levou, em 2018, a procurar uma escola municipal no bairro onde mora. “Eu vi que tinha que estudar pra pegar uns conhecimento, porque não dá, né? Ficar na alfabeto toda a vida, né?”.
A conquista mais celebrada foi a carteira de motorista, um marco de independência que só foi possível após iniciar a alfabetização de adultos em São Vicente.
EJA em São Vicente: A Oportunidade para Recomeçar os Estudos
O programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a principal política pública para pessoas como Seu José. Em São Vicente, as escolas da rede municipal oferecem aulas no período noturno, adaptadas para quem trabalha durante o dia.
A Secretaria de Educação de São Vicente tem intensificado as campanhas para erradicar o analfabetismo, valorizando os professores e aumentando o número de vagas. O objetivo é claro: oferecer uma formação de qualidade e garantir que mais vicentinos tenham a chance de se qualificar. O exemplo de Seu José tem sido um motor para que outros moradores da cidade e da Baixada Santista também busquem o EJA.
São Vicente, São Paulo
Localização de São Vicente, SP – Epicentro da História
Mapa interativo. Navegue ou dê zoom para explorar a região.
