“Uma história de muita saudade, que está virando tradição e com capacidade de transformar culturalmente o município de Amarante.” É assim que o major da Aeronáutica e atleta dos anos 70, Antonio Soares Ribeiro, o Tota, intitula o reencontro dos ex-astros do futebol amarantino no amistoso entre Fim de vida x Pé na cova, que vai ser realizado neste sábado, 25.
O evento acontece pelo terceiro ano consecutivo e reúne anualmente no Society Clube cada vez mais simpatizantes da iniciativa. “A gente percebe que o evento está crescendo exponencialmente. Isso é muito bom, pois é um fator motivacional muito importante. Esse é o nosso foco, a motivação!”, disse Tota.
O entrevistado afirma que Amarante foi referência no futebol em todo o Piauí, posição perdida ao longo dos anos. Segundo Antonio Soares, a falta de incentivos públicos é o maior responsável. “Os órgãos públicos precisam se envolver mais nessa questão proporcionando meios. A capacidade e o dom são natos no esporte, mas o adolescente precisa que haja o interesse e o incentivo dos gestores.”
Está tudo pronto para este sábado. Os ex-atletas já começam a chegar de várias partes do Brasil a Amarante para a partida, que vai acontecer às 16h, no Society Clube, no bairro Limoeiro.
“O que nós queremos realmente é os jovens entendam que o futebol é um fator de transformação social e cultural e que eles não deixem de lado o fator educacional e cultural na busca dos seus objetivos”, encerra.
O evento, organizado também pelo escritor e poeta amarantino – Luís Alberto, está no terceiro ano e em 2015 tem ganhado amplo espaço nas redes sociais.
Edição e postagem: Denison Duarte