Last updated on 14 de novembro de 2025
O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito nesta quarta-feira (12) o novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conquistando 67,71% dos votos válidos. A votação para a escolha do novo reitor da Uespi aconteceu de forma online, utilizando o Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting.
A apuração ocorreu entre 19h e 21h, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral. A chapa adversária, encabeçada pela candidata Lucineide Barros, obteve 32,29% dos votos.
Paulo Henrique acompanhou a contagem ao lado da vice-reitora eleita, professora Fábia Buenos Aires, no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. Após a confirmação do resultado, ele destacou o caráter participativo da campanha de Paulo Henrique na eleição da Uespi.
“O sentimento é de dever cumprido, de termos feito uma campanha baseada no diálogo, na proposição, na transparência, na ética e no respeito,” afirmou o reitor eleito. Ele complementou que o plano de gestão, que será o norteador do próximo quadriênio a partir de 2026, foi “construído a partir da escuta ativa de mais de 3 mil pessoas”, disse o reitor eleito..
O novo reitor da Uespi tem 23 anos de atuação na instituição. Paulo Henrique, natural de Campo Maior, possui 58 anos e é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS) em Teresina. Ele é cirurgião-dentista e biólogo, com mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em sua trajetória na Uespi, já ocupou cargos como diretor do CCS, pró-reitor de Planejamento e Finanças e pró-reitor de Ensino de Graduação.
A vice-reitora Fábia Buenos Aires é egressa do curso de Direito da Uespi e professora efetiva desde 2009. Ela já exerceu as funções de chefe da Assessoria Jurídica e pró-reitora de Administração.

Com informações do site Cidade Verde
Compartilhe este post


